Com uma rotina cada vez mais acelerada, principalmente nas grandes cidades, os brasileiros tem sofrido cada vez mais com problemas de saúde como estresse e depressão. Uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor em 20 países mostrou que o povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse: 61% dos brasileiros consideram isso muito importante para manter uma boa saúde.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou dados preocupantes sobre depressão no Brasil, que tem 5,8% da população sofrendo com esse problema, um total de 11,5 milhões de brasileiros. Com isso, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.
Uma alternativa recomendada pela OMS, em 2003, como tratamento para depressão e estresse é a acupuntura, que está sendo cada vez mais buscada pelos brasileiros. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em oito anos, o número de atendimentos em terapias alternativas e complementares no SUS cresceu 670%, passando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016.
A eficácia da acupuntura no tratamento do estresse foi analisada em um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A pesquisa tratou 20 adultos, sendo 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros de estresse. Após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, constatou-se uma diminuição de 75% da presença de estresse.
Como funciona a acupuntura?
Conforme o especialista em acupuntura coloca as agulhas em pontos estratégicos pelo corpo, elas começam a estimular vias neurais que, por sua vez, estimulam os sistemas nervoso simpático e parassimpático, levando a uma regularização e harmonização das funções vitais. É, assim, portanto, que a acupuntura age, tanto na redução das dores quanto no tratamento das doenças.
Inúmeros benefícios podem ser aproveitados dessa técnica milenar chinesa. Além de reduzir o estresse, a acupuntura melhora a dor nas costas diminui problemas estomacais, traz alívio para dores de cabeça, diminui a ansiedade e sintomas de depressão, acelera a recuperação de lesões, alivia os sintomas da TPM, reduz os efeitos colaterais da quimioterapia, entre tantos outros.