
Donald Trump fez história ao se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal. O veredito foi lido nesta quinta-feira (30), no Tribunal de Nova York, onde Trump enfrentava 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais. Um júri em Manhattan o considerou culpado em todas as acusações.
O processo de fraude fiscal que levou à condenação envolve o pagamento de um suborno de US$ 130 mil à atriz de filmes adultos Stormy Daniels, para que ela mantivesse silêncio sobre um suposto caso que teria ocorrido em 2006. Os pagamentos foram feitos inicialmente por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, e reembolsados pelo ex-presidente através de sua empresa, a Trump Organization, como “despesas legais”. Segundo a promotoria, esses registros fiscais foram falsificados.
Além deste caso, Trump enfrenta processos civis por conduta sexual imprópria, difamação e fraude empresarial. A sentença do julgamento será anunciada pouco antes do anúncio oficial da candidatura do Partido Republicano à presidência dos EUA. Apesar da condenação, Trump ainda pode concorrer, conforme a Constituição dos Estados Unidos, que determina apenas três requisitos para a candidatura ao cargo de presidente.