
Nesta terça-feira (6), a seleção brasileira de basquete masculino enfrentará um desafio monumental nas Olimpíadas de Paris 2024: vencer os Estados Unidos e avançar para a semifinal. Diante do Dream Team, composto por astros como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, os comandados de Aleksandar Petrovic precisarão executar seu plano tático com precisão.
Durante um treino na Vila Olímpica, a ESPN observou as orientações de Petrovic, que enfatizou a defesa em zona, alternando entre “zona 3-2” e “zona 2-3”. Quando Curry e Durant estiverem com a bola, a orientação é dobrar a marcação e fechar as linhas de passe.
No ataque, Petrovic instruiu o time a adaptar suas estratégias conforme o pivô adversário. Contra Joel Embiid, a abordagem será similar à usada contra equipes mais fracas. Contra Bam Adebayo, a ênfase estará em movimentar a bola e explorar a falta de concentração defensiva dos americanos. Petrovic destacou que “sempre haverá um jogador livre depois de 15 segundos”.
O treinador também motivou Georginho a jogar com intensidade e ser imprevisível durante os 40 minutos.
Draymond Green, do Golden State Warriors, provocou a seleção brasileira em seu podcast, dizendo que os EUA vencerão facilmente por 35 ou 40 pontos.
Nas últimas quatro edições das Olimpíadas, os Estados Unidos conquistaram o ouro. A única vez que não venceram com estrelas da NBA foi em 2004, quando perderam para a Argentina. Resta saber se a estratégia de Petrovic poderá fazer história e surpreender o mundo do basquete.