Edital Cidade Sustentável vai apoiar cinco startups

Cinco projetos foram selecionados na chamada temática Cidade Sustentável, a terceira do Edital de Inovação para a Indústria, promovido pela Prefeitura – através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) – em parceria com o Senai Cimatec. Ao todo, 61 projetos foram inscritos na seleção, que também tem o apoio do Grupo Civil. Apresentaram as melhores propostas as empresas Interakt Soluções de Engenharia Ltda, Milenio Bus Ltda, Nexsolar Soluções em Energia Solar Ltda, RDO App e Solos. Dessas, três são baianas, uma é paulista e outra mineira.

Cada uma delas terá a chance de tirar suas ideias do papel e receberá o financiamento de até R$150 mil para o desenvolvimento dos produtos ou serviços sustentáveis. Os projetos voltados para a área de sustentabilidade têm foco em seis eixos: construções sustentáveis, urbanismo integrado, saneamento ambiental, monitoramento e licenciamento ambiental, energias renováveis e mobilidade urbana. Durante 12 meses, os grupos passarão pela aceleração das soluções inovadoras, que será dividida em três períodos. “Promover o diálogo entre setor público, iniciativa privada e sociedade é uma das nossas prioridades para fomentar o ecossistema de inovação de Salvador. Esses editais têm sido fundamentais nessa tarefa porque são ferramentas que nos ajudam a incentivar, dar suporte e alavancar negócios inovadores que trarão resultados para a cidade”, explica o titular da Secis, André Fraga.

A previsão é que em novembro deste ano seja iniciada a primeira etapa: a validação das ideias. Nesse estágio, as equipes devem verificar a relevância da proposta para o desafio urbano que ela irá solucionar. Depois, serão realizadas mais duas fases, a de prototipação, que terá duração de seis meses, e a de testes, que acontecerá nos últimos três meses. Em todo o processo, os grupos serão submetidos a avaliações para acompanhar os resultados alcançados e o andamento dos projetos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Bruno entrega duplicação e requalificação da Avenida Jorge Amado entre Imbuí – Boca do Rio e mira turismo com Arena Multiuso e Casa do Surf

Em entrevista, o prefeito Bruno Reis revelou nesta sexta-feira (18) que o projeto do aquário …