Do dia em que se iniciou o período de campanha até a véspera da eleição para prefeito e vereador nas capitais e cidades do interior dos estados, especialmente, em Salvador, os candidatos estão nas ruas de olho no seu voto.
Se, por um lado, os candidatos terão tempo menor para divulgar suas propostas, já que a campanha deixou de ser de 90 dias para 45 dias, os eleitores passam a ter papel ampliado na busca pela melhor informação que ajudará, de fato, a decidir o voto. Assim, o eleitor está sujeito a receber informações dos candidatos a prefeito e a vereador a qualquer momento e das mais variadas maneiras possíveis.
Pela limitação das novas regras eleitorais estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada cidade, os candidatos a prefeito e vereador terão campanha mais difícil por conta de diversas peculiaridades. Sem a participação no horário eleitoral gratuito, caberá aos candidatos apostarem no corpo a corpo com os eleitores para se tornarem mais conhecidos e populares. A criatividade dos candidatos será essencial às campanhas para atrair e conquistar o eleitorado.
Pela legislação eleitoral, os candidatos podem usar carros de som para divulgar sua candidatura, desde que seja das 8h às 22h. Já os comícios podem ser realizados das 8h à meia-noite. O candidato precisa ir além dos santinhos e das bandeiras, mas dar atenção à população. Os candidatos sabem que o eleitor é o grande protagonista nestas eleições e devem buscar dele as informações que precisam sobre os principais problemas da cidade para propor ações e soluções durante a campanha.
As mudanças na lei eleitoral deste ano farão a política do “porta a porta” virar estratégia para os candidatos que provavelmente estão sentindo os efeitos das mudanças nas regras eleitorais e procuram se adaptar às novas condições da disputa. Talvez esta seja uma das eleições que necessitem de maior engajamento dos filiados e simpatizantes de siglas e candidatos.
Com menos recursos, cabe aos candidatos descobrirem formas criativas e eficientes de conquistar eleitores novos e indecisos. Esta não é tarefa fácil, sobretudo, considerando que há um quadro nacional de profundo descontentamento e descrédito com a política e com os políticos de uma forma geral. Por essa razão, será preciso que os candidatos estejam ainda mais perto das pessoas, dialogando com as pessoas.
Não podemos deixar de destacar a propaganda gratuita em rádio e TV que começou a partir do dia 26 de agosto. Diferente das últimas eleições, apenas os candidatos a prefeito irão participar das exibições, em dois blocos diários: um na hora do almoço e outro à noite. Cada bloco, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá um tempo divididos entre todos os candidatos a prefeito. Já os candidatos a vereador, pela primeira vez, ficam de fora dos horários eleitorais gratuitos fixos. Eles irão aparecer durante inserções ao longo da programação. A TV foi apontada como o principal meio de informação política para os entrevistados, seguido da propaganda eleitoral gratuita. As influências de amigos e familiares pesam também durante uma eleição.
A largada oficial dos candidatos em busca de votos pela mídia eletrônica já está a todo vapor no rádio e na televisão em todo o país. Os candidatos em Salvador, especialmente, apostam suas fichas nesse recurso para tentar virar o jogo e conseguir o objetivo esperado.
Nesse sentido, as redes sociais e a internet terão também papel importante. Devido à redução no tempo de campanha e menor visibilidade na televisão, o uso das redes sociais, associado a reuniões, encontros e rodas de conversa nos bairros, tende a ser mais intenso. É preciso chegar a diferentes públicos por meios específicos.
A internet é a principal aliada no critério de escolha antes de declarar voto ao candidato. Vários sites reúnem informações sobre patrimônio, ficha criminal e histórico dos postulantes. No caso dos veteranos na carreira política, a consulta a portais das casas legislativas, tribunais e conselhos pode indicar se o candidato se revelou um bom ou mau ocupante do cargo.
Seguir os candidatos nas redes sociais pode ser também uma ferramenta útil para o voto. Pois quase sempre elas se transformam em canais de debate, por meio das quais os eleitores podem questionar e buscar informação qualitativa. Nas candidaturas de primeira viagem, tem candidatos que acham que só porque fizeram para a comunidade têm competência para representar o povo na Prefeitura e na Câmara Municipal.
Os sete candidatos a prefeito de Salvador e vereadores estão nas ruas com a oportunidade de expor para a população suas propostas para comandar a cidade, caso sejam eleitos em outubro. Dos sete, três têm experiência em corrida eleitoral, apenas os candidatos Isidório (PDT) e Cláudio Silva (PP) ainda não passou pelas urnas. Sete candidatos estão na disputa à Prefeitura de Salvador e todos eles estão de olho no seu voto.
Os candidatos pretendem chamar atenção do público para os seus projetos de campanha e prezar por alguns critérios, sua índole, sua história e, principalmente, seu partido, ressaltando que os postulantes a prefeito e vereador devem estar atentos às demandas da população para o cumprimento das promessas e fazer o que não foi realizado.
Neste ano, os candidatos intensificam o passeio pelas periferias das cidades. De olho na disputa municipal, os políticos saem dos gabinetes para as ruas em busca da simpatia dos votantes. Ano de campanha eleitoral costuma ser agitado em bairros e comunidades de Salvador onde mora uma grande camada da população mais carente da cidade. No entanto, apesar das inúmeras promessas, sorrisos, panfletos, picolés e bonés distribuídos etc., a maioria das ruas continua sem iluminação pública ou saneamento básico sem levar investimentos para as localidades. Com esse descaso, muitos teimam em acreditar que a eleição deste ano pode ser aquela que vai mudar tudo. São muitas as decepções e, muitas vezes, não há vereador ou prefeito que tenha feito alguma diferença a comunidade.
Mas, toda vez, o sentimento do eleitor insatisfeito depois da apuração das urnas é o mesmo da eleição anterior. Muitos se sentem traídos por candidatos que desaparecem e esquecem de cumprir as promessas que fizeram como juras vazias. Vale sempre lembrar que é muito importante conhecer o perfil, a trajetória e as promessas e saber com quem o partido do candidato está se aliando.
Uma ideia é entrar nos sites do Legislativo e do Executivo, quando os candidatos já forem veteranos, ou seja, já foram eleitos e ou ainda estão exercendo a “função”. Já no campo legislativo, há tudo que um parlamentar fez ao longo do mandato. O eleitor deve se preocupar se o candidato cumpriu com suas funções. No campo executivo, é importante verificar quais foram os interesses prioritários (do gestor).
Temos sete candidatos a prefeito, além de inúmeros postulantes a vereadores como opções. Só o(s) mais eleito(s) é que(m) vai(ão) ganhar. E que o(s) vencedor(es) represente(m) a vitória de Salvador. Portanto, a vitória não pode ser de fulano ou sicrano, nem do grupo A ou B, tem de ser a vitória do povo.
Rafael Santana/Imagem: Reprodução Site Geradormemes.com