Eleições 2016: disputa em Salvador pretende influenciar pleito municipal em cidades da Região Metropolitana

650x375_foto-aerea-de-lauro-de-freitas

O efeito das eleições municipais deste ano em Salvador em torno da polarização entre as duas principais lideranças políticas, a dos aliados do governador Rui Costa (PT) e a do prefeito ACM Neto (DEM) vai repercutir nas eleições nos três maiores bases eleitorais da região metropolitana de Salvador – Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Como base eleitoral estratégica, a região metropolitana conta com cerca de 25% do eleitorado baiano para a disputa pela sucessão estadual em 2018. As cidades de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho pretendem repetir o resultado do pleito entre Rui Costa e os de Neto, que deve ser o candidato ao estado em 2018.

Os presidentes estaduais do PT, Everaldo Anunciação, e DEM, deputado federal José Carlos  Aleluia, reconhecem o ambiente e o clima político e eleitoral na região metropolitana que serve de base política e eleitoreira importante que define a eleição para governador.

Sobre a possibilidade de Neto ser candidato ao governo do estado em 2018, Aleluia foge do debate ao dizer que a questão que se coloca ainda não está no horizonte das discussões do partido, mas reconhece que o partido deve trabalhar politicamente para levantar candidatos do partido e aliados na região.  As eleições municipais em Salvador este ano vão servir para medir a força das eleições para 2018.

O PT abriu mão de encabeçar chapa majoritária para apoiar um aliado (a deputada federal Alice Portugal, do PCdoB). Em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões filho, o partido terá candidatos próprios. Já o DEM do prefeito ACM Neto já tem o vereador Antônio Elinaldo como candidato que vai apoiar aliados nos outros dois.

Em Camaçari, os partidos PT e PCdoB que compõem a base do governador se dividiu e vai apresentar dois candidatos: o deputado federal e ex-prefeito do município Luiz Caetano (PT) e Jailce Andrade (PCdoB), ex-secretária de Governo da atual gestão do prefeito Ademar Delgado, de quem Jailce é correligionária. Delgado deixou o PT após romper aliança                                                           com Caetano e recusou em disputar a reeleição por conta dos desgastes provocados pelo divórcio político. Cerca de nove partidos apoiam Jailce, sendo que oito apoiam Caetano.

Na ala ou bloco da oposição, o vereador Antônio Elinaldo (DEM) foi indicado pelo partido como pré-candidato a sucessão municipal com o apoio inclusive do prefeito ACM Neto tendo como vice o ex-prefeito José Tude (PMDB), que pretendia lançar candidatura própria, mas decidiu apoiar o democrata. Nove partidos apoiam a candidatura do vereador. Francisco irmão (SD) e Nilton César (PSOL) também são candidatos em Camaçari.

Em Lauro de Freitas, o prefeito Márcio Paiva (PP), que enfrenta pressão e críticas a sua atual gestão, desistiu de tentar a reeleição para apoiar a candidatura do vereador Mateus Reis (PSDB), com o apoio de 12 partidos aliados, entre eles o DEM de ACM Neto. Mateus Reis, pretende, se eleito, implantar o mesmo modelo de gestão utilizado pelo  candidato do DEM em Salvador.

A disputa política e eleitoral se dará de forma ferrenha com a candidatura petista no município com a deputada federal e ex-prefeita Moema Gramacho, que conta com o apoio de dez partidos aliados, entre eles, o PSD do senador Otto Alencar. Outro concorrente seria Gustavo Ferraz, pelo PMDB, partido do deputado estadual Bruno Reis, candidato a vice-prefeito na chapa de Neto em Salvador, mas mesmo após lançar pré-candidatura desistiu de disputar o pleito na cidade.

Em Simões Filho, o ex-prefeito Edson Almeida (PT) está confirmado como candidato, apoiado pelo atual prefeito Eduardo Alencar (PSD), irmão do senador Otto Alencar. Antes, o nome cotado era o do vice-prefeito Neco Almeida (PSD), irmão de Edson Almeida.

Edson Almeida é um nome forte que pode derrotar Diógenes Tolentino, conhecido como “Dinha” , que é candidato da oposição pelo PMDB que lidera as pesquisas, também apoiado pelo prefeito ACM Neto na convenção no dia 30 de julho.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …