Boa parte dos vereadores eleitos e candidatos durante as eleições recebem uma votação expressiva em regiões da cidade que são consideradas os seus redutos eleitorais. Dos parlamentares que compõem a Câmara Municipal boa parte deles conseguem se eleger por conseguirem convencer os eleitores de algumas localidades de Salvador em que moram, trabalham ou desenvolvem atividades sociais, de que tem um bom desempenho político no Legislativo Municipal.
Entre os candidatos que contaram com a ajuda de seus redutos políticos para se elegerem destaca-se o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), conhecido como Suíca, que durante sua militância política e seu mandato parlamentar conversa com moradores para apresentar propostas e ouvir os eleitores da localidade onde o petista concentra as ações e projetos em um dos bairros mais populosos da cidade. Suíca trabalha também para atender outros bairros da periferia, dentro do seu alcance, a exemplo também da localidade de Nova Constituinte com mobilizações de lideranças e moradores onde se discute as problemáticas e suas ideias, propostas e soluções com o objetivo de defender os interesses das minorias, que são o movimentos sociais, a população carente da periferia e a luta sindical pelos trabalhadores terceirizados.
Suíca tenta renovar o mandato de vereador com força popular ao receber apoio de sua base e amigos. Ele, que a partir de 2017, se reeleito neste ano, irá cumprir seu mandato na Câmara com voto expressivo, que abrange a localidade de Pernambués, bairro onde mora. Suíca aposta também fortemente na campanha online. O candidato já possui a fan page da sua campanha deste ano no Facebook que tem como slogan ‘Esse é da gente’. O espaço será dedicado para o compartilhamento de informações, fotos e vídeos de campanha para o eleitorado e público em geral.
Com a sua reeleição, o petista pretende lutar por mais ações, projetos e benefícios para o bairro onde representa, pois considera que ainda tem muito mais a proporcionar aos moradores da sua localidade sua cidade para escrever uma nova página na história de Pernambués.
“Pernambués nos impulsiona a continuar na luta por melhores condições de vida e trabalho para o povo e para as periferias”, disse Suíca em rede social da sua campanha pelo Facebook.
Outros vereadores conseguem também uma votação expressiva em seus redutos eleitorais, que abrange diversos bairros de Salvador pelos moradores confiarem e reconhecerem o trabalho social desenvolvido na localidade.
Alguns não focam o seu trabalho legislativo somente no bairro onde representa , ao considerar que os vereadores devem atender às necessidades da cidade como um todo.
A votação por redutos eleitorais pode trazer benefícios, bem como malefícios à cidade. O ponto positivo desse tipo de voto é que, normalmente, o eleitor acaba se sentindo mais próximo do Legislativo, fazendo com que o caminho para a cobrança de projetos seja mais curto, criando uma relação mais próxima do representante com o representado. Mas depende muito dos vereadores para que exista essa relação mais direta.
Mas há também o ponto negativo em que essa situação favorece para que haja o voto para uma relação de troca de favores em que o vereador realiza algumas benfeitorias muito localizadas, sem atender grande parte da população
Mas, o eleitor que votou em um candidato mais próximo deve cobrar por um trabalho mais efetivo, porém o vereador eleito também tem a obrigação de evitar que alguns bairros deixem de ser atendidos por projetos.
Rafael Santana/Foto: Robson Venini