A composição da nova equipe de governo de Antonio Elinaldo (DEM) em Camaçari vai se definindo forma. Na segunda (5), o prefeito eleito anuncio alguns dos nomes dos dois primeiros secretários que passam a fazer parte da sua equipe. O democrata só vai tomar posse do cargo no dia primeiro de janeiro, mas já colocou em prática a reforma administrativa. A partir da próxima gestão, a cidade vai contar com 13 secretarias.
A proposta tramita na Câmara de Vereadores, enviado por Ademar Delgado, atual prefeito, a pedido do próprio Elinaldo. Ontem, Elinaldo informou que o ex-prefeito da cidade, Helder Almeida, será o secretario de Governo durante sua gestão, enquanto Renato dos Santos Almeida vai ocupar a Secretaria da Fazenda. Servidor estadual de carreira, Helder Almeida é formado em administração e atualmente ocupa o cargo de superintendente do Incra na Bahia. Helder já foi deputado estadual e exerceu cargos na própria prefeitura de Camaçari.
Já Renato Almeida é auditor fiscal do estado. Formado em Ciências Contábeis, ele exerce ainda a função de professor de Contabilidade Tributaria. Na vida política, ele já ocupou os cargos de delegado regional na Secretaria de Fazenda da Bahia e secretário da Fazenda de Alagoinhas entre os anos de 2009 e 2015. Atualmente, Renato é diretor de Orçamento e Finanças da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “Vamos procurar os melhores nomes, com capacidade técnica e de gestão, para todas as áreas de nosso governo. Além disso, todos os secretários precisam estar imbuídos da missão de governar buscando atender aos anseios da população de Camaçari, que nos elegeu pedindo mudanças. A nossa proposta de reforma administrativa já deixa isso claro. Vamos economizar com a máquina para gastar mais com o cidadão”, afirma Elinaldo.
Por dentro das articulações, a composição da equipe para a nova gestão em Camaçari já começa a movimentar os quadros e pode ter impactos na capital baiana. Uma das indicadas para fazer parte do grupo do democrata é a atual secretária de Educação do governo ACM Neto, Joelice Braga. Ela ocupa a pasta desde maio deste ano no lugar do ex-secretário Guilherme Bellintani e pode deixar o time de Neto para comandar a mesma pasta na administração do município. Apesar das especulações, Joelice nega que tenha recebido o convite de Elinaldo. “Não, nada definido. Essa é uma questão que nós nem estamos tratando no governo do prefeito ACM Neto, como ele falou, vive dizendo para toda imprensa, essa questão dos nomes, como ficam as pessoas que estão, isso a gente só vai definir em dezembro. No momento, a única coisa que eu posso dizer e que estou respondendo pela secretaria, mas não há nenhuma definição para 2017”, disse Joelice.
Outro que pode integrar a equipe de Elinaldo em Camaçari é o ex- secretário de Gestão de Salvador, Alexandre Paupério. O nome de Paupério surgiu em uma lista de possíveis secretários do democrata, mas ele nega as especulações e afirma apenas que esta no setor privado e não conversou com ninguém para voltar ao setor público. Alexandre Paupério comandou a pasta de Gestão em parte do mandato de ACM Neto na capital baiana, mas pediu demissão do cargo em outubro do ano passado após ser acusado pelo Ministério Público da Bahia de participar de um esquema de desvio de R$ 40 milhões da Secretaria de Educação de Salvador, entre os anos de 2009 e 2012, durante a gestão João Henrique Carneiro. Na época, o então secretário negou as denúncias.