A rede social X anunciou neste sábado (17) que encerrará suas operações no Brasil, em razão de decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida foi comunicada em um post na própria rede, onde a empresa alega que Moraes ameaçou multar e prender a responsável pelo escritório da X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.
Segundo a X, a decisão de encerrar as operações visa proteger a segurança de sua equipe no país. A empresa afirmou que, apesar de recorrer ao STF e argumentar que sua equipe brasileira não tem controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma, as ameaças de Moraes persistiram.
“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes”, declarou a empresa no comunicado.
O serviço da rede social X continuará disponível para os usuários brasileiros, mas a empresa criticou duramente as ações de Moraes, classificando-as como incompatíveis com um governo democrático.
O comunicado finaliza com uma provocação: “O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”.