Em fórum internacional, Campos Neto fala sobre volatilidade do mercado e críticas do descondenado petista Lula

Wikipédia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (2) que a instituição deve se manter fora da “arena política” e que o tempo mostrará que o trabalho do Banco Central é técnico. Em um fórum promovido pelo Banco Central Europeu (ECB) em Sintra, Portugal, Campos Neto observou que nas últimas semanas o Brasil tem enfrentado um prêmio de risco elevado, com incertezas sobre o futuro da autoridade monetária quando houver uma nova liderança.

“Como Banco Central, temos que ficar fora da arena política e tentar seguir com o trabalho técnico. E acho que o que fizemos é uma prova viva de que tudo que foi feito foi técnico”.

“Há um prêmio de risco na curva de juros, e ele tem sido elevado nas últimas semanas com a incerteza sobre o que acontecerá quando a próxima liderança, o próximo time, assumir.”

Campos Neto destacou que a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica Selic em 10,50% ao ano foi unânime, com apoio de quatro indicados pelo atual governo, entendendo o que seria melhor para o país. Para ele, cujo mandato no comando do BC se encerra em dezembro, o prêmio de risco relacionado ao tema tende a cair com o tempo.

O presidente do Banco Central tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que gerou volatilidade no mercado. Nesta terça-feira, Lula afirmou que o país vive um ataque especulativo e disse que o governo fará “alguma coisa” em relação à alta do dólar ante o real, criticando novamente Campos Neto por ter um “viés político”.




Campos Neto disse que a precificação do mercado mostra que o principal risco está relacionado às contas públicas no país. Ele ponderou que essa avaliação não está sincronizada com a realidade e que as expectativas de inflação estão desconectadas dos fundamentos da economia.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …