Em Lauro de Freitas, agentes municipais participam de curso básico de Proteção e Defesa Civil

Jean Victor

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), promoveu o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (12/3), visando preparar a cidade para o período de chuvas, entre outros incidentes. Ao todo 12 agentes municipais receberam o treinamento dos técnicos da Defesa Civil, na sede do órgão.

O objetivo é que esse curso, que aconteceu das 8h às 17h, seja rotineiro, e aconteça em outras secretarias estratégicas. Os principais eixos dessa formação são a prevenção para evitar ou reduzir riscos, a mitigação para minimizar impactos de desastres, a preparação para lidar com emergências, respostas imediatas, e a recuperação de áreas e apoio às vítimas.




De acordo com a SSPLF, a proposta é implantar no município uma cultura de prevenção e interação com outros agentes, como explica Handerson Fábio Alves, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas. “Esse curso é voltado à formação de novos agentes em proteção e Defesa Civil, de acordo com o programa nacional nessa área. Nosso foco é preparar o efetivo para dar resposta, por isso iniciamos esse treinamento antes do período de chuvas, para que nossa equipe tenha apoio em caso de necessidade. Essas pessoas não são originalmente da Defesa Civil e estrategicamente estão sendo treinadas, pois o nosso lema é: Defesa Civil somos todos nós”.

Salva-vidas há 24 anos, Gildo Coelho destacou a importância dessa ação de preparar os agentes para dar respostas rápidas em urgências e calamidades. “Através desse curso eu vi a importância que essa formação tem no momento dos acontecimentos. Lauro de Freitas já enfrenta problemas com chuvas, mas agora teremos um contingente maior e já preparado para o enfrentamento”, explicou.

Essa ação acontecerá mensalmente, às quartas-feiras, e abrirá vagas para outras secretarias estratégicas que estarão envolvidas nos momentos de desastres, visando reduzir os impactos causados aos munícipes. “Essa iniciativa busca formação e capacitação das nossas equipes da Prefeitura de Lauro de Freitas para formarmos, juntos, uma força-tarefa multiprofissional em resposta aos momentos difíceis, com a atuação em massa, reforçando nossa resposta aos desastres e o nosso apoio às ações da Defesa Civil”, frisou o secretário da pasta, Glauber Moraes.




Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …