Crédito: Valdemiro Lopes/Secom/CMS

Em sua passagem por Salvador, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), considerado a bola da vez como potencial candidato à Presidência da República em 2018, recebe o titulo de Cidadão soteropolitano em sessão especial na Câmara Municipal. A concessão do título de cidadão soteropolitano ao atual prefeito da cidade São Paulo, João Dória Jr. (PSDB) é de autoria do vereador Felipe Lucas (PMDB) que homenageia o gestor pelos “serviços prestados na promoção do carnaval baiano” no exterior.

Ao lado de João Doria, estavam o prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis, o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), que conduziu a sessão especial, além de vereadores, deputados estaduais e federais e autoridades.

“Salvador registrou grande incremento do turismo justamente no período em que Dória esteve à frente da Embratur, na década de 1980. Ele ajudou a vender essa festa que é a nossa marca para o mundo”, justifica o vereador.

Felipe Lucas argumenta Dória tem “uma história inseparável de Salvador”. Não deixa de ser verdade: o prefeito de São Paulo descende de figuras marcantes na política soteropolitana. Além disso, destaca o currículo de Doria como empresário, publicitário, jornalista e político, apontado pelas revistas IstoÉ e Exame entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil e os 100 líderes de melhor reputação no país. “Como fundador do Lide Global – um grupo de líderes empresariais do mundo todo -, João Dória trouxe para Salvador o LideBahia, que promoveu o debate entre o empresariado baiano e, através de diversas ações, ajudou a fortalecer o segmento no estado”, acrescenta.

O compromisso será também para receber o título de cidadão de Salvador e para fortalecer seu nome pelo Nordeste, com foco nas eleições de 2018. Isso porque já é especulado o nome de João Dória para a disputa à presidência da República pelo PSDB. A vinda até a capital baiana seria apenas uma das visitas feitas pelos estados nordestinos.

A entrega do título pode ajudar a aproximar o político paulistano do público nordestino, em um ato preparatório para a sua candidatura à Presidência da República em 2018.

João Doria Jr / João Doria chegou à Prefeitura de São Paulo como gestor empresarial aliando à política, João Dória Jr. (PSDB) é fruto de uma longa linhagem de políticos no Nordeste. A família Costa Dória, instalada no Brasil desde o século XVI, teve em seus membros notáveis senhores de engenho, militares, intelectuais e párocos, como o barroco Antônio Vieira (1608 – 1697).

Origem baiana / Doria tem uma relação com a cidade justificada por Felipe Lucas como “uma árvore genealógica com profundas raízes soteropolitanas”. O empresário e prefeito da capital paulista é filho do baiano e ex-deputado federal pela Bahia, João Agripino da Costa Doria Neto, que teve o mandato cassado em 1964 pelo golpe militar. Outro fato curioso relatado pelo vereador na defesa da concessão da honraria é que a avó paterna de Doria era prima do jurista Ruy Barbosa e seu bisavô, João Agripino da Costa Doria, foi o segundo prefeito de Salvador no período republicano, em 1895.

Na década de 1960, seu pai, João Agripino da Costa Dória Neto, foi deputado federal pela Bahia, incorporado à Frente Parlamentar Nacionalista, que apoiava o presidente João Goulart. Após o golpe militar, foi deposto e perdeu seus direitos políticos por 10 anos. O bisavô do peessedebista, João Agripino da Costa Dória, também foi um nome relevante no centro do poder da Bahia. Foi vereador de Salvador, entre 1891 e 1895, e chegou a assumir a prefeitura da capital, tornando-se o segundo prefeito da cidade no período republicano. Além disso, a mãe de João Dória Jr., Maria Ge­raldina de Oliveira Dória, pertencia à tradicional família baiana Barbosa de Oliveira, sen­do prima de Ruy Barbosa.

Rafael Santana com informações