Em Salvador, doença de Chagas é tema de debate em pré-evento de saúde coletiva




Embora muitas pessoas não saibam, a doença de Chagas ainda existe e afeta entre 6 e 7 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para discutir a enfermidade, representantes da Fiocruz Bahia, da Associação de Chagas da Bahia (ACHABA), da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o GT – Chagas da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SES) participarão de um debate sobre o tema no próximo sábado (19/11), às 14h. A discussão antecede as atividades do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.

Fazem parte da mesa-redonda, o pesquisador Fred Luciano Santos (Fiocruz Bahia), Amélia Batista (ACHABA), Cristiane Medeiros (SES/Bahia) e Luciene Miranda (SES/Guanambi). A mediação será feita por Clara Alves, especialista de advocacy e assuntos humanitários de MSF.

Para Clara Alves, é importante trazer o assunto para o centro das discussões. “Segundo estimativas, milhões de pessoas são afetadas pela doença de Chagas no Brasil. São gerações vivendo com a doença, a maioria sem diagnóstico e alheia às possibilidades de tratamentos existentes”, explica.

O pesquisador Fred Luciano concorda, e reafirma a relevância de dar continuidade às discussões sobre a doença. “Será um evento de grande importância na mobilização social para a visibilidade da doença de Chagas, chamando atenção para seus portadores e auxiliando a fortalecer as associações de pessoas afetadas pela doença. A principal relevância deste tipo de mobilização é dar voz aos afetados, que são foco de nossa luta diária”, diz.

SESAB

O Congresso será realizado entre os dias 19 a 24 de novembro e terá como tema central “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”. O intuito do evento é estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas na pauta de políticas públicas das áreas de saúde, educação e ciência e tecnologia. O coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, Maurício Barreto, é o Presidente de Honra desta edição do evento.



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …