A travessia entre Salvador – Mar Grande foi retomada na manhã desta terça-feira, 29. Até o momento, poucas embarcações zarparam. A primeira saiu da ilha às 6h. Já da capital baiana, a lancha iniciou a viagem por volta das 7h.
Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), entidade responsável pelo funcionamento da travessia, o fluxo de passageiros é baixo. O tempo e o mar ajudam também na viagem, já que não há ventos fortes e o céu está limpo, sem previsão de chuva.
Ao acompanhar a travessia hoje na lancha Bahia Express, constatou que, após o naufrágio, os tripulantes orientaram os passageiros a como utilizar os coletes salva-vidas. E eles também se colocam à disposição para ajudar quem estiver com dúvidas.
O barman Crispiniano dos Santos, 35 anos, que mora na ilha, afirmou que não tem medo da travessia. Ele contou ainda que ficou consternado com a tragédia e que o acidente foi um caso isolado. “Fique muito sentido, mas não tenho medo de fazer a viagem”, afirmou ele. O homem, que trabalha em um bar no Rio Vermelho, faz a viagem entre Mar Grande e o continente uma vez por semana.
A operação estava interditada desde a última quinta (24), quando a lancha Cavalo Marinho I naufragou com 120 pessoas em Mar Grande, em Vera Cruz. O acidente resultou na morte de 19 pessoas. Uma pessoa ainda continua desaparecida. Por conta disso, a Marinha e o Corpo de Bombeiros continuam as buscas na região.
Fonte: A TARDE On Line