Emenda do deputado José Carlos Aleluia garante reforma no patrimônio da Igreja do Senhor do Bonfim

O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) conseguiu incluir no Orçamento da União para 2017 uma emenda individual de R$ 600 mil que deve ser destinada à recuperação do altar-mor da Igreja de Nossa Senhora do Bonfim, além de outras melhorias. A articulação foi feita junto ao vereador Alexandre Aleluia em diálogo com membros da Irmandade local.

O repasse será feito pelo Ministério da Cultura e é fundamentado pela importância histórica, cultural e turística do santuário, palco da mais importante festa religiosa de toda a Bahia. Aleluia articulou e sensibilizou representantes do governo federal ressaltando o alto valor imaterial que o patrimônio da igreja representa, não só para os baianos, mas para todo o Brasil.

“Estamos tratando da preservação de um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Assegurar a restauração e a preservação da Igreja do Senhor do Bonfim é assegurar que a história da Bahia seja respeitada. Chega desse negócio de usar o Ministério da Cultura para alimentar projetos de interesse político-partidário. Estamos redefinindo nossa diretriz cultural para algo que realmente merece a atenção e o cuidado do Estado”, comentou Aleluia.

A solicitação do deputado é fruto do diálogo que o vereador Alexandre Aleluia tem mantido com a congregação que zela pelo patrimônio do santuário. Desde o início das tratativas, Alexandre defendeu a destinação de recursos federais para que a igreja mantivesse a atual estrutura em respeito rigoroso à arquitetura de estilo neoclássico com a qual foi concebida. 

“A Igreja do Bonfim é um patrimônio construído ainda no Século XVIII e que se tornou símbolo de Salvador. Entrei nesse debate porque acredito que é minha função como vereador representar bem os interesses de nossa cidade também no âmbito federal. Felizmente, estamos trazendo esse recursos”, comemorou Alexandre.

Foto: Reprodução/Site do Deputado Federal José Carlos Aleluia

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …