Ansiedade, felicidade, emoção e gratidão. Esses foram os principais sentimentos dos moradores acima de 18 anos residentes na Ilha de Maré – uma das três pertencentes a Salvador – nesta quinta-feira (1º), com o início da imunização contra a Covid-19 dos insulares soteropolitanos. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação foi acompanhada de perto pelo prefeito Bruno Reis e gestores municipais em um dos pontos de vacinação – a Escola Municipal Claudemira, em Santana.
O prefeito ressaltou a satisfação em realizar essa imunização nas ilhas, justamente no dia em que completa seis meses de governo. “Nossa expectativa é, até terça feira que vem, ter 100% da população vacinada. Com isso, estamos trazendo mais segurança e tranquilidade pras famílias que moram aqui. O objetivo maior da vacina é salvar vidas”, declarou o prefeito. Ele destacou que a escolha pelo imunizante da Janssen para aplicação nas localidades foi feita para facilitar a logística, já que o imunizante é de única aplicação, não necessitando o retorno das equipes para dose de reforço.

Uma das pessoas imunizadas foi a estudante de Nutrição Iris Santos, de 20 anos.
“Tô muito feliz, é um privilégio que poucos tiveram de ser vacinado nessa idade. Fiquei ansiosa pela vacina, muito esperada por mim e por meus familiares. Tenho que agradecer muito a Deus e à Prefeitura por isso, porque a doença continua matando aí”, declarou. Ela, que trabalha em um mercadinho local, afirmou que vai continuar com os cuidados, a exemplo do uso de álcool para higienização e máscara.
O carpinteiro Marcos Maciel, 39 anos, nascido em Ilha de Maré, ressaltou que a ação é uma conquista muito grande da comunidade.
“É um motivo de muita alegria. Estava doido que amanhecesse para este momento, estou na fila desde as quatro da manhã. Só agradeço a todos os envolvidos e também peço a Deus para atinar as pessoas mais novas”, revelou, apontando que os mais jovens têm se descuidado no enfrentamento à Covid-19.