O candidato à reeleição, ACM Neto (DEM), votou na manhã deste domingo (2), na Faculdade de Administração da Ufba, no bairro do Canela. Neto chegou por volta das 10h30, acompanhado das filhas e da noiva, Tatá Canhedo. Depois de votar, Neto falou com os presentes e lembrou da última pesquisa eleitoral, divulgada pelo Ibope, que aponta seu triunfo com 73% dos votos.
Perguntado sobre o favoritismo apontado pelas pesquisas, Neto afirmou que a condição é fruto do trabalho realizado durante uma trajetória de quatro anos à frente da gestão municipal. “Para mim, o mais gratificante desta campanha foi ver essa interação tão forte entre o povo e minha candidatura, isso tá de alguma forma refletindo nas pesquisas. É evidente que a pesquisa é apenas um indicativo, é um prognóstico. O real a gente só sabe depois que o voto é apurado. Em tempo, estou muito confiante, muito otimista. Acho que podemos ter uma grande vitória e isso tudo é consequência de quatro anos de muito trabalho. Uma vitória não se constrói apenas em uma campanha. Se constrói ao longo de uma trajetória. E, nesse caso, eu não tenho dúvida que foram os quatro anos à frente da prefeitura que nos permitiram chegar até aqui nessa condição de favorito. Porém ninguém vai cantar vitória antes da hora, porque a gente tem humildade, pé no chão, respeita o eleitor, e só vamos tratar do futuro depois que as urnas forem realmente computadas e que o resultado for confirmado”, afirmou Neto, ao comparar com o último pleito, em 2012.
“São momentos muito distintos. 2012 foi uma campanha bem acirrada, uma campanha cujos resultados eram completamente imprevisíveis. Mas nós chegamos em 2012 muito confiantes também. Agora, nós tivemos uma campanha diferente, mais curta. Uma campanha com novas ferramentas de trabalho. Eu diria que é sempre uma emoção diferente a cada eleição. Eu já disputei três eleições de deputado e agora estou disputando minha terceira eleição para prefeito. São seis eleições, não é pouca coisa. Cada uma tem um sentimento diferente”, afirmou.
Na chegada e na saída da Faculdade de Administração da Ufba, no bairro do Canela. Neto foi muito saudado e elogiado pelos eleitores e populares no local e abordado pela imprensa quando aproveitou o momento para falar das novas regras eleitorais deste ano.
“Acho que muitas das mudanças que aconteceram na nova lei eleitoral vieram para melhorar o sistema, foram positivas. Sobretudo a diminuição dos custos de campanha. Essa é a campanha mais barata de todos os tempos, eu não tenho dúvidas disso. É um avanço. O que não significa dizer que as coisas estão resolvidas. Eu entendo que o Congresso Nacional vai precisar discutir o financiamento de campanha após a eleição. Mas eu não vejo motivo para um período superior a 45 dias. Repito: uma vitória ou uma derrota eleitoral não se constrói nos dias de campanha. Se constrói ao longo de uma trajetória. Caso a gente consiga vencer as eleições no dia de hoje terá sido graças a um trabalho de quatro anos e não ao que foi ou deixou de ser feito em 45 dias”, finalizou.
Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor e Raul Spinassé/Agência A Tarde