A ESPM, escola de negócios, está com inscrições abertas para o novo curso de pós-graduação em Direito Digital e Negócios, para o segundo semestre de 2023, com inscrições até o dia 01 de setembro, pelo site.
Com abordagem multidisciplinar, o novo programa é a formação necessária para compreender e superar os desafios jurídicos atuais e do futuro, com a perspectiva dos negócios digitais mais inovadores e criativos, uso massivo de dados e ferramentas inovadoras. O curso fornecerá soluções práticas e aplicáveis em ambientes empresariais modernos, capacitando os alunos a desenvolver soluções criativas e factíveis focadas no desenvolvimento de negócios, em habilidades jurídicas avançadas e em explorar a intersecção de estratégias, tecnologias e inovações com o direito empresarial.
Segundo o coordenador Marcelo Crespo, especialista em Direito Digital e Direito Penal, além de coordenador da graduação em Direito da ESPM, o programa dá ênfase em tecnologia e negócios, e se encaixa em uma filosofia de atender ao mercado da economia criativa. “Faltam advogados que conheçam a fundo novas mídias, redes sociais, proteção de dados, e-commerce, propriedade intelectual, Inteligência Artificial”, diz.
Ao novo profissional de Direito requer ultrapassar os desafios corporativos, que vão além da interpretação e aplicação das leis, abrangendo aspectos de governança corporativa, compliance, segurança da informação, proteção de dados e estratégias de negócios. “Entendemos que sua superação requer abordagem multidisciplinar, com foco nas human skills (soft skills) e habilidades criativas que se aplicam a modelos de negócios em constante mudança e no uso maciço de dados, combinando estratégias, tecnologias e ferramentas”, ressalta Crespo.

O campo da aprendizagem passa por disciplinas exclusivas ao curso, como: Fundamentos de Marketing e Educação A Distância (Ead); Direito Digital, Segurança Da Informação E Governança Da Internet; Economia Digital e Desafios Regulatórios/Sandbox; Negócios Digitais: Do Design Thinking à Blindagem Jurídica; Ecossistema jurídico da tecnologia e inovação; Proteção de Dados Pessoais e Compliance Digital; Inteligência Artificial: Desafios Práticos e Regulatórios; Tributação e Tecnologia: Criptoativos, Moedas Digitais, Ativos Digitais, Nft´S; Crimes Digitais e Cibersegurança; Direito do Trabalho, Proteção Do Consumidor e Tecnologia; Gestão, skills e operações estratégicas; Diplomacia Corporativa e ESG; O Jurídico do Futuro: Tecnologia, Human Skills E Gestão; Oficinas Práticas: Contratos, Políticas, Visual Law/Legal Design e Provas Digitais; e Projeto Integrativo Multidisciplinar – Pim.
Durante a pós-graduação, todas as disciplinas terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.
O programa destina-se aos profissionais do Direito com experiência e/ou interesse nas áreas de tecnologia, proteção de dados, negócios digitais e afins. Também são bem-vindos profissionais de áreas correlatas tais como governança corporativa, compliance, segurança da informação e proteção de dados.