Estados Unidos denunciam escravidão na Bahia: trabalhadores da BYD tratados como prisioneiros: “sem higiene, vigiados com armas e impedidos de circular”

Ricardo Stuckert

Enquanto o ex-presidiário Lula recebia de presente um carro elétrico da BYD no Palácio da Alvorada, 220 trabalhadores chineses eram mantidos em condições análogas à escravidão em Camaçari, na Bahia, sob a omissão de Jerônimo Rodrigues. O caso, revelado pelo Ministério Público do Trabalho, denunciou que os operários estavam alojados sem higiene, vigiados com armas e impedidos de circular.

A própria Embaixada dos Estados Unidos classificou o episódio como exemplo de “concorrência desleal”, escancarando que a China explora o “próprio povo” para se beneficiar economicamente.




A denúncia internacional atinge diretamente o governo petista da Bahia, que, além de ignorar as condições subumanas na obra da BYD, ainda se orgulhava do empreendimento como símbolo de desenvolvimento. Essa mesma empresa que tratou seus funcionários como prisioneiros foi exaltada por Lula e Janja, que chegou a desfilar o veículo nas redes sociais. Enquanto isso, o MPT move ação de R$ 257 milhões contra a montadora e suas prestadoras por tráfico de pessoas e dano moral coletivo. Um escândalo vergonhoso que escancara o fracasso moral e institucional do PT.

É sintomático que tudo isso tenha ocorrido na Bahia petista, onde a violência urbana domina, a educação está em colapso e agora trabalhadores estrangeiros são escravizados diante da inércia criminosa do governo.

Jerônimo Rodrigues, cúmplice por omissão, finge não ver. Lula, descondenado por manobras jurídicas, prefere o silêncio e os presentes de luxo.

Os Estados Unidos fizeram o que o Brasil petista não tem coragem de fazer: denunciar o absurdo.

.

(Com informações da revista Crusoé)







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …