Edvaldo Valério, conhecido carinhosamente como “Bala”, foi o primeiro nadador negro a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. Sua presença foi marcante no revezamento 4x100m livre em Sydney 2000, onde ajudou o Brasil a conquistar a medalha de bronze. Mas essa vitória não veio sem desafios. Na sua infância, Edvaldo não tinha recursos para desenvolver um trabalho adequado nas piscinas. Sem apoio de patrocinadores, ele recorria à venda de rifas e contava com a colaboração dos pais de colegas para pagar as viagens para competir.
Hoje, na gestão do prefeito Bruno Reis, Edvaldo atua como gerente de esportes da Prefeitura de Salvador, onde trabalha para fomentar o esporte na cidade. Edvaldo relembra com orgulho as dificuldades que enfrentou e enaltece o esforço feito pela gestão municipal em relação ao esporte.
“Estamos felizes vendo a gestão pensando no esporte como merece”, comenta Edvaldo. “São um conjunto de ações que atletas e amantes do esporte sempre buscaram, como a lei de incentivo, bolsa atleta e Salvador Social Clube. Tivemos a confirmação de um calendário esportivo para 2023 e 2024. Essas ações irão potencializar ainda mais o esporte”.
Edvaldo enfatiza a importância do apoio ao esporte, especialmente para os atletas que enfrentam dificuldades financeiras. “O esporte é uma atividade relativamente cara e, sem apoio, fica difícil para o atleta se manter aqui. Eu, por exemplo, tive que morar em outros estados para me manter dentro do esporte. Morei em Porto Alegre e Belo Horizonte. Com estas ações, evitaremos perder os atletas para grandes centros”, completa.
A gestão de Bruno Reis, com ações voltadas ao esporte, tem sido fundamental para dar suporte e incentivar atletas da cidade. Edvaldo, que conhece bem os desafios do esporte, se mostra otimista com a valorização e o apoio ao setor em Salvador, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento de atletas na cidade.
.
.
.
.
.
.