Extremo Sul: indígena assassinado e outros desaparecidos em invasões de fazendas, denuncia Tiago Correia

Divulgação

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), denunciou um cenário alarmante no extremo sul do estado. Segundo relatos de produtores rurais, milícias armadas estão utilizando indígenas para invadir fazendas, roubar a produção de café e comercializar os equipamentos das propriedades na região de Itamaraju. A situação tem gerado um clima de terror na região, especialmente no pico da colheita do café, cujo saco pode valer até R$ 2.000 no mercado.




De acordo com o Sindicato Rural do Extremo Sul, existe a informação que um indígena foi assassinado durante os conflitos entre os próprios grupos, e duas pessoas estão desaparecidas. A Polícia Militar já foi acionada diversas vezes pelos produtores, mas a violência continua.

Tiago Correia esteve com produtores rurais da região para ouvir os relatos e cobrar providências das autoridades. “É inadmissível que trabalhadores e suas famílias estejam sendo vítimas de grupos armados que se aproveitam da situação para promover saques e violência. O governo precisa agir com urgência para garantir a segurança no campo. Até mesmo assentados do programa de reforma agrária estão sendo expulsos de suas propriedades”, afirmou o parlamentar.

Além dos conflitos, há registros de vídeos circulando nas redes sociais que mostram funcionários das fazendas sendo ameaçados e relatos de agressões físicas e psicológicas contra produtores rurais.




Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …