Fábio Mota nega boato de alteração de linha de ônibus nos bairros por ameaça de incêndio a coletivos em Salvador

Para esclarecer a população que depende do transporte público para se deslocar, o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Fábio Mota, informou durante a coletiva de apresentação das novidades do Carnaval de Salvador 2017, na terça-feira (17), no Teatro Gregório de Mattos, que não vai haver nenhuma alteração de linha de ônibus em nenhum bairro da cidade diante da possível ameaça de atentados, ataques e ofensivas de vandalos em incendiar os coletivos por violencia e criminalidade ou pelo protesto em repúdio ao último aumento da tarifa do transporte, de acordo com a inflação, que subiu  de R$ 3,30 para R$ 3,60, que conforme o secretário, o reajuste na tarifa foi em função do contrato firmado pela Prefeitura ao exigir que os empresários entreguem novos ônibus e disponibilizem o aplicativo Citta Mobi. “Da mesma forma como eles tem essa obrigação, a prefeitura tem a obrigação de, no final do ano, fazer um estudo e e essse estudo apontar um desequilíbrio, dar o aumento. Como nós tivemos aumento de combustível e aumento de pneu tivemos que dar o aumento”, explica o secretário.

O titular da pasta da Semob lembrou que o serviço de transporte público vai continuar normalmente nos mesmos horários.  A informação visa desmentir boatos em regiões da cidade de que vai haver alteração ou paralisação diante do medo dos usuários do transporte público em se deparar com incêndio de veículos, semelhante ao que ocorreu nos ultimos dias na cidade de Simões Filho.

“Não tem alteração de nenhuma linha de ônibus em nenhum bairro da cidade. Não tem nada programado. Tudo é boato”, esclarece o secretário.

Saindo de Salvador, o município de Simões Filho registrou nos últimos dias mais duas ofensivas dos criminosos a ônibus na cidade em plena luz do dia. Conforme informações, os ataques foram nos bairros CIA 1  e CIA 2 quando homens usaram produtos inflamáveis para incendiar os pneus do ônibus da Empresa Expresso Meropolitano, e logo as chamas tomaram conta do veículo. Os bombeiros estiveram no local para conter as chamas. Ainda de acordo com informações do local, ninguém se feriu.

Mudanças no transporte público durante o Carnaval

“Muita coisa”. Foi o que disse o secretário Fábio Mota ao anunciar mudanças no transporte público durante os dias do Carnaval de Salvador 2017. O titular da Semob informou que vai haver alterações das linhas na região da Centenário.

“Este ano, nós estamos implementando uma relação diferente. Nós vamos abrir as catracas dos ônibus da Centenário. As pessoas vão pegar os onibus na Centenário e esses ônibus vão até a Lapa. Na Lapa, eles [os foliões] vão escolher para que destino da cidade vão dar sequencia da viagem. Todo folião que brincar no Carnaval no circuito Barra – Ondina e que for para o ponto de onibus da Avenida Centenário, ele não vai mais pegar o ônibus específico para o local da sua casa, ele vai pegar o ônibus com a catraca aberta sem pagar passagem, vai descer na Lapa e na Lapa ele escolhe pra onde vai. Foi a forma que nós encontramos de resolver um crônico engarrafamento que fica em toda a Centenário”, explica Mota.

O secretário informou também a realização de uma obra para aumentar o espaço de onibus para comportar uma maior quantidade de ônibus para ajudar o folião a se deslocar do circuito a partir da Centenário e  leva-lo até a Estação da Lapa.

Mota deixou ainda uma orientação para o folião sobre o deslocamento por meio dos coletivos de ônibus espalhados pela cidade. “Evidente que a gente sabe que o Carnaval é uma operação muito difícil, mesmo trabalhando com 2.600 onibus e 12 mil rodoviários e as pessoas que passam o dia inteiro indo para o Carnaval e no final do dia e da manhã todos querem voltar ao mesmo tempo. A orientação é que o folião planeje a sua volta e que não volte sempre no mesmo horário de todos, que vai ter problema como em qualquer grande metrópole do Brasil e do mundo na volta pra casa em grandes eventos”, aconselha.

Frota de ônibus na cidade

Depois dos últimos quatro anos de gestão do primeiro governo do prefeito ACM Neto em que foi prometida a renovação em torno de 700 novos ônibus, o secretário Fábio Mota informou que a quantidade dos novos ônibus para a cidade foi ampliada para 1.200 onibus.

“Os ônibus são renovados todos os anos, entra no sistema público da cidade do Salvador entre 250 à 300 onibus por ano na cidade porque a media de idade da frota não pode passar quatro anos”, lembra.

Rafael Santana/Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Vírus Jerônimo Rodrigues é mais letal do que Covid 19: dados oficiais escancaram tragédia petista

A Bahia viveu momentos dramáticos durante a pandemia de Covid-19, com 30.201 mortes registradas até …