“Foi-se o tempo em que a jovem advocacia era escanteada”. Com essa frase, presidentes e representantes da OAB Jovem de municípios das mais diversas regiões baianas abrem o manifesto em apoio ao líder da chapa Avança OAB, Fabrício Castro. Publicado nos perfis desses profissionais nas redes sociais, o texto também reconhece as ações e o empenho do atual mandatário da Ordem, Luiz Viana, para estimular a participação e ampliar a representatividade desse segmento, desde que assumiu a gestão da instituição, em 2013. De acordo com o documento, ficou para trás o tempo em que o profissional em início de carreira só era lembrado pela seccional “no momento da cobrança de sua anuidade”. O marco da mudança, conforme o manifesto, foi a criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia. Entre as propostas apresentadas a partir dessa iniciativa, o texto destaca o estudo que estabelece o piso salarial para a categoria, cuja aprovação foi defendida no Conselho Seccional, para posterior encaminhamento do projeto ao Legislativo pelo governador da Bahia.
O manifesto ainda assinala que a OAB Jovem foi responsável pelos programas de desconto progressivo nas anuidades dos profissionais com até cinco anos de inscrição e nas taxas para abertura de sociedades compostas exclusivamente por jovens, além da oferta de cursos gratuitos para capacitação e estímulo ao empreendedorismo. Outra conquista importante foi o fim da cláusula de barreira, que impedia a participação efetiva desse segmento nas eleições da OAB, restando agora a submissão ao Congresso Nacional da proposta de alteração do Estatuto da Advocacia.
Além do trabalho de interiorização das ações do Conselho da Jovem Advocacia, o manifesto aborda o papel desse grupo na formação de novos líderes, o que se reflete na chapa Avança OAB, com Hermes Hilarião, na composição da diretoria seccional, René Viana e Marcelo Araújo, na diretoria da CAAB, assim como Joeline Araújo, Lara Soares, Leonardo Nunez Campos e Roberto Cal, no conselho seccional.