
Enquanto o governo Lula corta verbas da educação e abandona as universidades públicas, estudantes da UFBA estão sendo expostos a água contaminada com E. coli. A denúncia partiu da própria vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, professora Gemima Arcanjo, que identificou a presença de bactérias nos bebedouros da Escola Politécnica. “Foi a partir das minhas análises que detectamos Coliformes totais e E. coli nos andares 4 e 7”, relatou.
Mesmo após o alerta, a universidade demorou mais de um mês para interditar os equipamentos.
A Reitoria da UFBA só confirmou a interdição dos bebedouros no último dia 8, após pressão da professora e dos alunos. O Diretório Acadêmico repudiou a falta de apoio da universidade à docente e lembrou que acesso à água potável é um direito garantido pela Constituição.
Enquanto isso, a petezada radical que comanda o país finge que está tudo bem e deixa jovens baianos bebendo água imprópria para consumo.
A situação escancara o desleixo da gestão federal com a Bahia, justamente o estado que deu a Lula a maior votação da história. O mesmo PT que prometia defender a educação agora permite que estudantes sejam tratados como porcos, correndo risco de doenças graves por causa da água contaminada que sai das torneiras das universidades.