Filhos de Gandhy estendem “tapete branco” no domingo

Crédito: Secom

No domingo (26), o “tapete branco” do afoxé Filhos de Gandhy invade as ruas do Centro Histórico de Salvador para pedir paz e proteção para os três dias em que o bloco desfila no Carnaval de Salvador. A passagem do afoxé é um dos momentos mais esperados da festa momesca, marcado por rituais, como o banho de milho branco, e pelos cânticos ritmados pelo Ijexa, quando os foliões pedem proteção aos orixás.

Após a concentração no Pelourinho, às 15h, o afoxé inicia o cortejo no domingo, às 15h30, no contrafluxo do Circuito Osmar (Centro), a partir da Praça Castro Alves. Na segunda-feira (27), às 15h, tem mais desfile, desta vez no Circuito Dodô (Barra-Ondina). No último dia oficial de folia (28), novamente às 15h, a entidade volta a desfilar no contrafluxo. O bloco conta com 80 percussionistas entre chão e trio e três mil associados.

Com 68 anos de carnaval, o afoxé Filhos de Gandhy desfila com o tema “Diáspora Africana – A travessia não me abateu… Tornou-me forte!!”. O objetivo é mostrar que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, o povo negro conseguiu conquistar coisas positivas. “O destaque do bloco é essa essência masculina que foi mantida. Esse ano, esperamos um Carnaval de muita paz”, disse o vice-presidente do bloco, Chico Lima.

Fonte: Secom

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Téo Senna celebra entrega de nova praça no bairro Santo Agostinho

O vereador Téo Senna (PSDB) participou, na noite de terça-feira (15), da entrega da nova …