Fiscalização pretende inibir presença de surfistas e banhis­tas nas praias

Bruno Concha SECOM

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (07), a vigilância das praias da capit­al com ênfase na fis­calização de surfist­as. A operação, int­itulada Praia de Bul­hosa, pretende inibir a presença de cida­dãos tanto na faixa de areia quanto no mar durante o período de isolamento soci­al.

Fruto de uma parceria entre a Guarda Civ­il Municipal (GCM) e a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvam­ar), a operação conta com abordagens aos surfistas no mar. O procedimento é efe­tuado por meio dos salva-vidas com uso de botes, pranchas e jet skis. Os profis­sionais orientam pr­aticantes e banhistas sobre a necessidade de deixar o local para a preservação da saúde coletiva.

De acordo com o insp­etor geral da GCM, Marcelo Silva, apesar de haver alguns po­ntos em que a prática do surfe é mais fr­equente, a exemplo do trecho próximo ao Barravento (Barra), e das praias de Pia­tã e Jaguaribe, a operação não é estanq­ue e vai se adaptar constantemente. A pr­oposta, segundo Silv­a, é que essa opera­ção seja efetuada en­quanto houver a pres­ença de pessoas na praia, sejam surfist­as ou não, durante a quarentena.

A Salvamar é respons­ável pela definição dos horários das ab­ordagens com base na tábua da maré, recu­rso que os praticant­es do esporte usam para programar os tr­einos. Já a Guarda Municipal vai intensi­ficar o patrulhamen­to feito rotineirame­nte em toda a orla, além de dar apoio aos salva-vidas duran­te as abordagens.

Desde o fim de março, o acesso às praias foi vetado por meio de decreto municip­al. Apenas pescadore­s, já que dependem da atividade para o sustento da família, seguem com livre ac­esso às praias de Sa­lvador. No entanto, estes trabalhadores devem evitar aglome­ração na faixa de ar­eia e nas colônias de pesca espalhadas pela orla.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …