Frei Rogério Soares alerta situação de “guerra” e apela por solução para combate à criminalidade e violência no Nordeste de Amaralina

O Frei Rogério Soares, idealizador do projeto Centro Avançado de Empreendedorismo Nordeste de Amaralina (CAENA), alerta para uma forte e clara situação de “guerra” hoje vivida pelos moradores do Nordeste de Amaralina e apela às autoridades e a sociedade em busca de solução para o combate à criminalidade e a violência na comunidade. Após dias de cenas lamentáveis de ameaças e ofensivas ocorridas no bairro que ameaçam e põem em risco a vida de inocentes, o Frei voltou a condenar qualquer forma de violência na localidade. “Eu fico triste cada vez que eu escuto mais uma situação de guerra como tem acontecido no bairro do Nordeste de Amaralina. Realmente, deixa o coração da gente entristecido. Um povo maravilhoso, que eu amo. Um povo que eu conheço, conheço as ruas e as vielas do Areal, do Boqueirão, do Nordeste de Amaralina e vejo o quanto este povo é agraciado por Deus, um povo que tem garra e fé, mesmo vivendo uma situação dessa de guerra e de pavor com toque de recolher e situações constrangedoras que sempre escutei”, relata.

Segundo o Frei, para prevenir conflitos e construir a paz têm de ser eliminadas as situações de violência, assim como devem ser punidos dentro da lei os que fomentam a violência. Para o religioso, a solução para o combate à criminalidade é o diálogo e a participação de todos os atores sociais na construção de um pacto em busca de um caminho para resolver o problema.

“Como fazer? Guerra? Não. A vingança pela vingança não vai resolver nada. Sou solidário com os policiais de bem, com a juventude do Nordeste de Amaralina e com todos. Agora, é necessário sentarmos. De braços cruzados é que a gente não pode ficar. Vamos sentar e conversar. O governo do Estado precisa liderar uma mesa redonda em que o povo do Nordeste de Amaralina seja escutado e ouça a comunidade. Isso não pode ficar assim, pois todos arriscam a sua própria vida. A gente não pára pra pensar quando se está na guerra. É necessário alguém que venha com a razão para sentar”, sugere. “A guerra vai prejudicar a todos. Esse mata daqui e mata dali não é o caminho. O caminho é construirmos uma solução que leva um pouco de tempo, mas é necessário a gente construir essa solução em que a gente  dê as mãos pelo pacto de paz, amor e solidariedade”, completa.

O Frei adverte e chama atenção das autoridades constituídas e competentes, o governo do Estado e a prefeitura, além da sociedade e os religiosos para a responsabilidade de contribuirem com soluções para o enfrentamento em combate a violência e a criminalidade no local, defendendo a dignidade humana. “Eu faço um apelo ao governo do Estado e a prefeitura para que possamos nos unir por este povo maravilhoso, esse povo de coração bom que eu conheço de perto e que não merece essas ações violentas. Vamos aplicar a lei e buscar fazer as investigações, mas sempre usando a razão como caminho de solução. É necessário políticas públicas serem aplicadas a este povo e apoiar os projetos existentes dentro do Nordeste de Amaralina onde há caminhos de cultura e de empreendedorismo em um bairro que tem muito potencial com pessoas criativas e honestas que trabalham e oferecem muito para a cidade do Salvador. É este povo que eu conheço, um povo abençoado que trabalha em vários bairros de Salvador que servem as empresas e as casas de família. Nós dependemos do bairro do Nordeste de Amaralina com criatividade e a honestidade deste povo. Não vai ser alguns que vão manchar a imagem deste povo”, defende.

Atuante e com experiência relevante na comunidade através do trabalho do grupo CAENA, o Frei defende o diálogo e a abertura de oportunidades, reconhecendo os direitos e as liberdades fundamentais, especialmente, a religiosa para mudar a vida da comunidade e a cara da triste realidade de falta de estrutura, saneamento básico, de violência e criminalidade no local. “Nós, do CAENA, nos colocamos a disposição de fazermos essa mediação de diálogo para juntos encontrarmos esse caminho. Ao povo e aos meus queridos irmãos de Nordeste de Amaralina, a minha solidariedade. Eu estou sempre orando e rezando por vocês para que tudo aconteça da melhor forma possível”, garante o Frei.

O projeto CAENA – Centro Avançado de Empreendedorismo Nordeste de Amaralina -, tem como principal objetivo valorizar e despertar as potencialidades de jovens e adolescente de uma das regiões mais carentes de Salvador. “Acreditamos na força do ser humano e na sua capacidade de superar as barreiras impostas pela sociedade por meio de um foco empreendedor. O CAENA nasceu com a missão de transformar vidas, formar, despertar os talentos vocacionais e dar condições para que jovens e adolescentes que enfrentam duras realidades também tenham condições de sentirem-se valorizados e prontos para lutar por uma vida digna”, salienta frei Rogério, idealizador do projeto.

A proposta da projeto é despertar nos jovens o interesse pela comunidade e por todos os assuntos que envolvem a realidade daquela localidade, que possui aproximadamente 76 mil habitantes, de acordo com o último senso do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. “O Nordeste de Amaralina tem um forte potencial para ser um berço de talentos que irão contribuir para o crescimento de Salvador. Naquela região existem jovens que apenas esperam por uma oportunidade para mostrar a sua energia transformadora. Esse é o outro lado da comunidade”, ressalta.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …