Frente fria causa chuvas e rajadas de vento em Salvador, informa a Codesal

Valter Pontes SECOM Salvador

Em função da atuação de um sistema atmosférico caracterizado por uma frente fria sobre a região de Salvador, foram registrados nas últimas 24 horas acumulados de chuvas que ultrapassaram a 100 mm, acompanhadas de intensas rajadas de vento de até 60,5km/h, segundo informação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas foram registrados em Barro Duro – Fundac (118mm), Praia do Flamengo (91,6mm), Periperi (91mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passo (88,6mm). Dados atualizados às 14h. Ainda de acordo com o Cemadec, foram registradas (02/05), pelas estações meteorológicas da Codesal, rajadas de vento que chegaram à 60,5km/h em Valéria; 58,7km/h em Praia do Flamengo – Parque das Dunas e 55,8km/h em Canabrava.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que a prioridade da Defesa Civil é a prevenção de riscos de modo a evitar perda de vidas e, para tanto, tem investido em tecnologia preventiva a exemplo do a criação Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), do Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec), investimentos em atividades educativas nas comunidades e melhoria da infraestrutura em áreas de risco.

“Hoje podemos afirmar que Salvador está mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos, tanto que atravessamos as últimas quatro Operações Chuva sem a perda de vidas”.

Previsão – A previsão para esta sexta-feira (02/05) e sábado (03/05), é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia. No domingo (04/05), a previsão é de céu parcialmente nublado com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.

Segundo a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, “a Codesal utiliza o modelo de previsão WRF (Weather Research and Forecasting Model), adequado às características climatológicas de Salvador, o que permite maior assertividade”.

O WRF é utilizado tanto para pesquisas atmosféricas quanto para previsão operacional, como a que é feita por centros meteorológicos. Ele permite que os meteorologistas produzam simulações atmosféricas que refletem dados reais.




Prevenção e Redução de Riscos – A coordenadora Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, explica que seguindo o que estabelece o Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC), engenheiros e geólogos do órgão estão em campo realizando vistorias em áreas de risco para identificar movimentação de massa, a exemplo de árvores e muros inclinados, rachaduras em imóveis, entre outras de modo a prevenir perdas de vidas em função de deslizamentos de terra resultantes das fortes chuvas que caíram na capital. As vistorias estão sendo realizadas nas comunidades de Mamede, Creche, Moscou I e II, Bosque Real, Olaria e Mangabeira.

O PPDC é um instrumento fundamental da Defesa Civil de Salvador para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo inclui monitoramento de áreas de risco, sistemas de alerta e alarme (sirenes), além de ações de prevenção e resposta a emergências.

Solicitações de vistoria – Em 24 horas, a Defesa Civil de Salvador recebeu 100 solicitações, sendo que a principais foram 34 para ameaças de deslizamento, 19 para ameaças de desabamento e 12 para deslizamento de terra.

Salvamar – Com o final de semana chuvoso causado por uma nova frente fria em Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), alerta para os cuidados com o banho de mar no período. “Durante esse período de chuva, o mar se torna mais perigoso, por conta dos ventos, as ondas ficam mais altas, com mais força e e as correntes de retorno mais acentuadas, , o que pode gerar uma maior dificuldade para os banhistas”, diz o coordenador do Salvamar, Kailane Dantas.

Há também mais deságue dos rios no mar, deixando a água mais turva e com baixa visibilidade, podendo assim dificultar a visualização de pedras ou outros materiais que possam trazer risco às pessoas. Outro fator muito importante é evitar entrar na água durante a chuva, pois há grandes possibilidades de descargas elétricas, através de raios, na água do mar. O ideal é procurar um abrigo fora dessa área. As praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã são as mais perigosas no período de chuva. Por isso, em mais um final de semana de Operação Praia Segura, os agentes estarão a postos nas praias e com rondas volantes.

Plantâo – Como serviço essencial da Prefeitura Municipal de Salvador, a Codesal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser contactada em caso de emergência através do número 199.







Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …