Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu e devolve direitos políticos ao ex-guerrilheiro petista

Assaz

O ministro Gilmar Mendes, do STF, decidiu anular todas as condenações da Operação Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu, devolvendo seus direitos políticos. Com isso, Dirceu, que havia sido condenado por corrupção no esquema da Petrobras, deixa de ser considerado ficha-suja.

A decisão foi baseada em um pedido da defesa para que fosse aplicada a ele a mesma anulação concedida anteriormente ao ex-presidente Lula, sob o argumento de que o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da operação teriam adotado estratégias direcionadas para condenar Dirceu, beneficiando outras acusações.

Na decisão, Mendes destacou que a extensão do habeas corpus concedida a Dirceu não é genérica, mas justificada pela “situação particular do réu”.




A anulação engloba todos os atos do ex-juiz Moro nesses processos e, na prática, faz com que o processo que ainda tramitava no STJ perca seu objeto, encerrando as possibilidades de condenação de Dirceu no caso específico da Lava Jato.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …