Servidores do município de Salvador contam com um aliado para manter a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. A ginástica laboral, uma atividade que também colabora nas relações interpessoais e evita lesões por esforço repetitivo, tem sido aplicada desde o ano de 2014 em órgãos da Prefeitura, através de uma iniciativa da Diretoria Geral de Esportes, vinculada à Secretaria Municipal da Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).
Segundo o professor e coordenador da atividade, Leonardo Gomes, o trabalho também ajuda a corrigir vícios, como, por exemplo, a postura ao sentar em frente ao computador. “Trabalhamos três itens importantes: aquecimento dos grupos musculares mais usados logo no início da manhã; atividade compensatória no decorrer da jornada; e o relaxamento, realizado após o período de trabalho, com massagens e alongamentos para reduzir as tensões musculares”.
A atividade tem ajudado também a melhorar o ambiente de trabalho, pois pessoas que não se conheciam estão convivendo durante os 30 minutos de atividade, duas vezes na semana. Servidora da Prefeitura há dez anos e meio, Monique Aparecida dos Santos participa da atividade desde o início e acha importante a iniciativa. “É uma forma de integração e de evitar problemas, e acho que poderia acontecer mais vezes, pois quebra a rotina do trabalho e melhora o desempenho, já que voltamos mais concentrados e relaxados”.
A atividade conta com 16 estagiários e dois profissionais de Educação Física. Durante a ginástica, são feitos alongamentos em diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Os estagiários são capacitados pelos professores para que possam desempenhar as atividades junto aos servidores. Cada secretaria conta com dois estagiários auxiliando na realização da ginástica laboral.
Os exercícios ajudam a melhorar a postura do corpo, a prevenir lesões, diminuir as tensões adquiridas no trabalho, além de aumentar a motivação e aliviar o estresse, e já são realizados nas secretarias de Gestão, Fazenda, Educação, Reparação, Promoção Social, além da Codesal e Transalvador, com participação de mais de mil servidores. As secretarias que se interessarem pela atividade pode solicitar à Semps através de ofício endereçado à diretoria de Esportes e Lazer ou pelo telefone 3202-6225.