Governo Bruno Reis conclui primeira etapa de requalificação do Mercado Modelo




Ponto turístico e principal ponto de venda de artesanato de Salvador, o Mercado Modelo, no Comércio, teve a primeira etapa de obra de requalificação concluída. A intervenção beneficiou 120 de um total de 260 comerciantes que atuam no local com a entrega de novos boxes para comercialização de produtos, além de melhorias nas instalações.

Com esta fase finalizada, o Mercado Modelo já começa a ganhar leiaute interno mais moderno, respeitando as características originais do edifício. A obra abrangeu reforma do revestimento interno das paredes, troca de telhado, nova iluminação e implantação de sistemas elétrico, hidráulico e contra incêndio.

Um elevador com capacidade para oito pessoas também foi instalado, enquanto que escadas e a passarela foram reformadas para dar mais acessibilidade. A segunda etapa da requalificação do mercado já está em andamento e também atingirá a parte interna do mercado. Ela está prevista para ser entregue em novembro, alcançando os demais 140 trabalhadores. Enquanto a obra ocorrer, estes manterão suas atividades numa tenda climatizada no lado externo.

“Metade do Mercado Modelo já está funcionando com roupagem nova. Os permissionários retirados agora foram colocados num espaço anexo para que seja possível prosseguir com a requalificação. A intervenção vem para oferecer um ambiente mais agradável e confortável para os trabalhadores e clientes”, explica o secretário de Ordem Pública (Semop), Luciano Ribeiro.

Bruno Concha SECOM

O investimento na recuperação do Mercado Modelo é de R$12 milhões. O projeto, cronograma e demais aspectos da restauração foram amplamente discutidos entre a gestão municipal e os permissionários do mercado, sendo aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A premissa adotada, essencialmente, contempla a restauração dos elementos arquitetônicos e estruturais do estabelecimento. A ideia é consolidar o Mercado Modelo como centro de cultura, artesanato, gastronomia e turismo, dotando-o de infraestrutura moderna e em perfeita harmonia com o patrimônio existente.



Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …