Governo Bruno Reis investirá na recomposição da aprendizagem dos alunos em 2023




A recomposição da aprendizagem é o principal desafio para o ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino. O assunto foi debatido durante abertura da Jornada Pedagógica 2023, iniciada nesta quarta-feira (1º), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Educação, Thiago Dantas, da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, da diretora Pedagógica da Smed, Adenildes Teles, e de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME).

Na ocasião, o prefeito propôs um pacto pela educação para corrigir o déficit de aprendizagem causado pelo período de ensino virtual durante a pandemia. “É um fato constatado nas nossas avaliações internas. Durante a pandemia, a aprovação foi automática e houve uma redução na proficiência por conta das limitações do ensino digital. As crianças da rede municipal têm idade menor e uma dificuldade maior de assimilar conteúdo digital, então efetivamente há um problema a ser enfrentado. Nós vamos adotar uma série de metodologias para recuperar esse tempo perdido, e por isso é necessário o envolvimento de todos”, afirmou o gestor.

Como o período de matrículas ainda não foi finalizado, o prefeito disse não ter os números finais deste ano. Ele relembrou, no entanto, o impacto dos novos alunos recebidos pela rede municipal no ano passado. “Foram 30 mil alunos que vieram, entre aqueles que absorvemos na nossa rede, com a inauguração de novas escolas, ampliação de escolas existentes e também através dos programas que temos: o Pé na Escola, o Primeiro Passo e no convênio com as creches comunitárias”, disse Bruno Reis.

Também foi destacado o esforço da administração municipal em continuar ou desenvolver novos projetos para melhoria da Educação municipal.

“Estão sendo construídas 35 novas escolas e, até o final da gestão, atingiremos 48 unidades, o que configura uma escola por mês durante todo o mandato. Fortalecemos e demos condições para consolidar programas, trouxemos educação digital, com tablets, chromebooks, implantamos ambiente digital de aprendizagem, wi-fi nas escolas e sempre tivemos, apesar dos problemas, uma capacidade de diálogo com nossos profissionais. Há problemas ainda, mas o importante é que nosso objetivo é promover o melhor para nossas crianças”.

Valter Pontes SECOM Salvador

O titular da Smed lembrou que a Educação é um ponto-chave na vida do aluno, refletindo em ações futuras como a definição da carreira profissional e a conquista do emprego. “Para que nosso trabalho funcione, precisamos ter uma visão de rede. E para isso é necessário muito diálogo e compreensão. É preciso ainda compreender o valor do educador como formador do ser humano, além da responsabilidade de resgatar o vínculo do aluno com a escola e recuperar todo o tempo perdido com a pandemia. Tenho certeza de que podemos e iremos transformar Salvador em uma cidade referência na educação”, disse Thiago Dantas.

A vice-prefeita e secretária da Saúde destacou a necessidade de estancar a evasão escolar. “É preciso trazer de volta este aluno. E, mais que isso, buscar os pais para trazê-los também para a unidade escolar. Não há como proporcionar uma saúde básica sem pai e mãe em contato com a escola, levando os filhos para os exames e consultas agendados. Muitos desses atendimentos são perdidos por conta da falta de comunicação, o que podemos fazer a partir da comunidade escolar. Essa é a necessidade que temos de integrar Saúde, Educação e Assistência Social”, declarou Ana Paula.

Valter Pontes SECOM Salvador

Jornada – A Jornada Pedagógica acontece até sexta-feira (3) e é direcionada aos gestores das 421 unidades escolares municipais e equipes técnicas das gerências regionais. Dentre as novidades preparadas para a edição 2023, está o lançamento do projeto Papo com o Gestor, uma iniciativa da Diretoria Pedagógica (Dipe), visando estimular a troca de experiências exitosas de gestão escolar na rede municipal, além de aprofundar as discussões sobre o tema.

O evento acontece durante os três dias nas unidades escolares do município, onde equipes gestoras, coordenadores e professores se reúnem para discutir o ano letivo, e tratar temas como planejamento do ano letivo e a avaliação do ano anterior, com vistas à análise e reflexão da prática pedagógica e dos resultados alcançados. Outro ponto é a definição de metas pedagógicas, com foco no aprimoramento do ensino/aprendizagem e no desempenho dos alunos.

Valter Pontes SECOM Salvador

Aulas – As aulas da rede municipal começam na próxima segunda-feira (6), nas 421 unidades de ensino. Até o último dia 30, cerca de 135 mil alunos haviam sido matriculados nos segmentos oferecidos pelo município: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) etapas de I a V. As matrículas na rede municipal de Salvador permanecem abertas durante todo o ano.



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …