Governo do amor: Lula corta benefícios e endurece regras para idosos, aposentados e deficientes

O governo federal, sob a gestão de Lula, tem enfrentado duras críticas após a aprovação de um pacote de cortes que afeta diretamente os mais vulneráveis. Com 264 votos a favor e 209 contra, a Câmara dos Deputados deu aval ao projeto que limita o aumento do salário mínimo, endurece o acesso a programas sociais com a exigência de biometria e reduz os recursos do Proagro, entre outras medidas.

O deputado federal Nikolas Ferreira destacou que a decisão prejudica idosos, autistas e pessoas com deficiência, enquanto mantém gastos elevados com privilégios como supersalários e viagens internacionais.

“Aos que ainda chamam isso de ‘governo dos pobres’, lembrem-se deste dia”.




Outro ponto polêmico é a mudança nos critérios do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que inicialmente poderia excluir pessoas com transtornos do espectro autista e síndrome de Down. Após pressão, as restrições foram suavizadas, mas o benefício agora é limitado a pessoas com deficiência moderada ou grave. Apesar disso, a obrigatoriedade de biometria segue como regra, exceto em casos específicos, como idosos com dificuldade de locomoção.

Enquanto o governo justifica as medidas com uma economia projetada de R$ 109,8 bilhões até 2030, críticos apontam que os cortes sacrificam os mais pobres, em contraste com as promessas feitas durante a campanha.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …