
A Bahia perdeu de vez a batalha contra o crime “sob o comando” do governador Jerônimo Rodrigues, apontado pela população como o pior gestor da história do estado. Enquanto ele perde tempo com politicagem e distribuição de cargos, criminosos tomam conta das comunidades e decidem até se as pessoas têm ou não direito de sair de casa.
A situação chegou ao ponto em que os traficantes são os verdadeiros donos da Bahia.
Neste domingo (09), mais um caso absurdo escancarou a realidade da violência. Mainara Maria dos Santos, grávida de 23 anos, foi brutalmente assassinada enquanto assistia TV dentro de casa, em Cândido Sales. O criminoso tentou atirar, mas a arma falhou; ele então pulou a janela e matou a vítima a facadas. Mainara já tinha passagens pela polícia por tráfico e roubos, evidenciando o cenário de vulnerabilidade social que o governo de Jerônimo ignora por completo.
Como se não bastasse, moradores dos bairros Vila Verde e dos setores L e J de Mussurunga, em Salvador, amanheceram sem transporte nesta terça-feira (11) após uma intensa troca de tiros durante a madrugada. Os ônibus pararam de circular devido ao risco iminente, prejudicando centenas de trabalhadores que ficaram reféns da insegurança imposta pelas facções criminosas.
Em Camaçari, região metropolitana de Salvador, Edilson de Oliveira Rios, de 67 anos, perdeu a vida por conta de uma tentativa de assalto quando buscava seus cães numa clínica veterinária. Os assaltantes não tiveram piedade e atiraram no comerciante, deixando claro que na Bahia de Jerônimo, ninguém está seguro, nem mesmo em atividades corriqueiras.
E até ações policiais têm sido questionadas pela população. Em Feira de Santana, uma operação para averiguar uma denúncia de poluição sonora terminou com policiais disparando tiros para o alto em meio a moradores desesperados, crianças incluídas. Os moradores afirmam que episódios violentos assim estão virando rotina e acusam a polícia de abuso de poder.
O fracasso de Jerônimo Rodrigues à frente do governo baiano é mais um exemplo de como os 20 anos do PT no poder empurraram a Bahia para uma situação de caos absoluto. A população segue refém da violência, esperando respostas e ações efetivas que, ao que tudo indica, jamais virão desse governo incompetente e negligente.
(Com informações do Correio, Bahia Notícias e Informe Baiano)