
Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) em parceria com o Instituto Pet Brasil, o mercado de animais domésticos movimentou cerca de R$ 77 bilhões no País em 2024. O resultado representou um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior, e as projeções indicam que o segmento que vem crescendo há mais de uma década consecutivamente, deve se manter aquecido para os próximos anos.
Foi justamente apostando no protagonismo desse mercado que surgiu o EloVetNet, uma plataforma inédita dedicada a conectar os principais players do ecossistema pet: sócios, gestores, investidores, KOLs, palestrantes, professores, pesquisadores e veterinários com o objetivo de promover a troca de informações e networking. A ideia de criar esse canal partiu do médico veterinário, Fabiano de Granville Ponce, empresário e empreendedor, que há quase 30 anos atua no setor. “O mercado pet é pujante, maravilhoso, bastante resiliente, porém há alguns desafios a se superar”, diz.
O projeto teve início em 2018, a partir de um grupo de WhatsApp onde cerca de 45 alunos de veterinária trocavam conhecimentos e ideias sobre o mercado de trabalho, tendências, inovação e tecnologia. Em uma conversa, com o amigo e consultor, Pompeo Scola Psicólogo, conselheiro empresarial, investidor de startups, mentor e CEO da aceleradora Cyklo, Ponce comentou sobre o grupo de estudantes. “Já trabalhei com o Pompeo em outros projetos e temos muita sintonia e foi ele que me alertou sobre essa oportunidade de negócios”, lembrou. “A partir daquele dia a ideia foi sendo amadurecida, até nascer o EloVetNet. Hoje ativo em nosso grupo são mais de 600 membros”, reforçou o idealizador.
Desafios e metas – Além da formação de médico veterinário, Ponce também possui MBA no Brasil e também buscou complementar a sua formação com outra especialização pela Universidade de Oxford. Atualmente divide sua rotina entre a família e sua segunda graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo, a qual está no terceiro ano. Somado a isso ainda acumula a função de diretor parcial da multinacional sueca de nome Vet Familye e também coordena o primeiro MBA do Brasil voltado para a área pet.
Mesmo com uma rotina bem atribulada, o profissional não deixa de olhar para as oportunidades de futuro e as novas metas do EloVetNet. Com auxílio da aceleradora Cyklo, a empresa já está finalizando uma primeira rodada Anjo, com lotes de R$ 250 mil por 2,5% da organização da empresa, na expectativa de que ela tenha um valuation de R$ 10 milhões em três anos.
Com o valor arrecadado, a meta é aperfeiçoar a plataforma e também expandir o negócio para novas áreas. Uma delas é o mercado bovino e equino, bem como o exterior. “Ir para o mercado de animais de grande porte é algo que temos no radar, porém o desafio é não perder o foco e nem a nossa identidade. Mas é algo que está no horizonte, e inclusive tenho contatos interessantes”, detalhou o executivo.