
A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou que vai solicitar ao Ministério da Defesa a extinção do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, conhecido como “kids pretos”. A medida foi motivada pelas suspeitas de envolvimento da unidade em planos golpistas e ações terroristas reveladas nas investigações contra o general Braga Netto.
Segundo depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, esses militares teriam sido mobilizados para atos que incluíam ataques ao presidente Lula, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro Alexandre de Moraes.
Documentos apreendidos pela Polícia Federal indicam que os “kids pretos” estavam em posições estratégicas durante os atos de 8 de janeiro. Além disso, reuniões entre integrantes do grupo e líderes militares, como Braga Netto, ocorreram em Brasília meses antes dos ataques. O PSOL também pretende apresentar um requerimento para investigar detalhadamente o funcionamento da unidade e sua suposta participação em articulações antidemocráticas.