Guardas Municipais têm grupamento especial para turistas no Centro Histórico

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

A estação mais quente do ano ainda está no início, mas a capital soteropolitana já está repleta de turistas por todos os cantos. No Centro Histórico, um dos espaços turísticos mais visitados pelos turistas, não é diferente. Por isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) mantém um grupamento especial que realiza o monitoramento da área, que tem início no Santo Antônio Além do Carmo e segue até a Praça Castro Alves.

O Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), localizado no Centro, oferta orientações aos turistas sobre os mais variados temas, a exemplo de informações turísticas e históricas de Salvador, dicas de segurança e indicações de locais atrativos para que o visitante possa desfrutar ainda mais da cidade, além de possibilitar maior sensação de segurança. Oitenta e um guardas civis se dedicam a estas atividades no grupamento.

De acordo com o supervisor do GAT, Tiago Machado, 10% do efetivo é bilíngue e aproximadamente 90% dos guardas possuem inglês funcional, diferencial no atendimento aos estrangeiros. “Eles passaram por mais uma qualificação nos meses de outubro e novembro do ano passado para sanar essa demanda da área turística. Eles estão qualificados para atuar com este público orientando sobre direções, serviços e outros temas”, reforça Machado.

Além disso, eles trabalham em pontos turísticos específicos como o Mercado Modelo, onde a Guarda dispõe de um posto fixo de proteção patrimonial, em funcionamento 24 horas, e faz a cobertura do Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da cidade. O órgão também dispõe de uma base móvel, situada no Largo Terreiro de Jesus, para atendimento ao turista, em funcionamento das 7h às 19h.

Credito: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Entre os serviços mais procurados pelos turistas através do GAT estão informações da cidade, apoio em casos de furto de objetos pessoais e primeiros socorros. “É comum turistas passarem mal por conta do calor, mas também há uma incidência de quedas”, pontua Tiago Machado. O gestor explicou que em caso de acidentes e quedas, os profissionais são acionados para estabilizar o quadro do paciente, isolar o local por conta do trânsito e acionar o serviço médico ou órgão responsável para solucionar o problema.

O GAT intensifica suas ações dando suporte com efetivo maior em eventos específicos que ocorrem principalmente no verão, a exemplo de festas de largo. As ações alcançam ainda a chegada de cruzeiros, o que favorece o aumento do fluxo de turistas na região durante todo o dia.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Dois crimes brutais em 24h mostra que vagabundagem manda e desmanda na Bahia de Jerônimo Rodrigues; Saiba mais

Enquanto moradores de Salvador e Região Metropolitana vivem sob o terror do crime, o governador …