Guilherme Bellintani assume Supersecretaria e diz que pretende desburocratizar licitações e agilizar abertura de novos empreendimentos para alavancar negócios na cidade

Considerado o braço direito do prefeito ACM Neto (DEM), o novo secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani,  já pretende colocar em prática dois projetos assim quue ocupar o cargo em primeiro de janeiro: implantar um amplo programa antiburocracia para agilizar obras e identificar os maiores contribuintes do ISS (Imposto sobre Serviços) em Salvador.

Bellintan defende que Salvador precisa passar por uma simplificação de normas e modernização no Código de Obras, que recria à década de 1980, para desburocratizar processos licitatórios e agilizar  a abertura de novos empreendimentos e a alavancagem de negócios na cidade.

‘Vamos mexer em leis e normas em geral, de modo a permitir uma maior simplificação dos procedimentos de autorização de abertura de empresas em Salvador”, explica Bellintani, que espera concluir em dois anos o programa com as propostas antiburocracia.

Outra medida prevista pelo  novo gestor será identificar os empresários que recolhem os maiores valores de ISS em Salvador. “São estas empresas que mais geram emprego, portanto, queremos saber o potencial de investimento desses segmentos”, completa.

Bellintani antecipou que vai se dedicar especialmente a dois setores da economia: a de call centers e de tecnologia. Conforme o secretário, Salvador tem vocação para alavancar os negócios na área de tecnologia e tem uma tradição em call centers que pode ser dinamizada.

Com experiencia nas secretarias de Educação e de Desenvolvimento, Turismo e Cultura na atual gestão, onde foi considerado  gestor de resultados, Guilherme Bellintani  já é intitulado como “supersecretário” nas dependencias do Palácio Thomé de Souza.

Bellintani explica que a importância da nova pasta não está no orçamento, ainda por ser definido pelo prefeito ACM Neto, mas está na dimensão dos projetos com os quais vai tratar a nos próximos quatro anos.

Bellintani terá a responsabilidade de conduzir o planejamento de desenvolvimento estratégico da cidade, dentro de uma nova lógica urbanística que se pretende implantar, e pelo estreitamento das relações entre o poder público e o setor privado.

Bellintani e sua equipe terão a responsabilidade de criar as condições para atrair o capital privado a investir em Salvador por meio de PPPs (Parcerias Público Privadas), concessões e operações urbanas consorciadas.

No plano de desenvolvimento estratégico que pensa para a cidade, o secretário diz que haverá espaço para projetos urbanísticos de alto impacto econômico. Como exemplo, citou uma melhor ocupação dos galpões da Codeba e o desenvolvimento de um polo turístico na região de  Stella Maris, a partir de um pool de resorts na localidade.

O gestor da nova pasta destaca também sobre projetos urbanísticos pontuais que deverão, segundo ele, “dar nova dimensão” a diferentes localidades de Salvador. Todos estes projetos vão passar pelo aval da Fundação Mário Leal Ferreira, reforçada administrativamente com duas secretarias para ser o  “cérebro urbanístico “ de Salvador.

Ao anunciar a nova equipe de secretários, na semana passada, o prefeito afirmou que, depois de um primeiro governo voltado à arrumação das contas municipais, quando imprimiu um forte ajuste fiscal com foco na arrecadação, a sua segunda gestão terá uma cara “mais desenvolvimentista”.

Foto: Raul Spinassé/Ag. A TARDE

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Cotado como “Bukele da Bahia”, ACM Neto reúne Sérgio Moro, Ronaldo Caiado e ex-Bope Rodrigo Pimentel para expor tragédia petista

ACM Neto já escolheu o tema que vai incendiar a campanha de 2026: segurança pública. …