Guilherme Bellintani participa de lançamento do Programa Salvador 360 Cidade Sustentável em clima de despedida

O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme participou do lançamento oficial do Programa Salvador 360 Cidade Sustentável nesta segunda-feira (6), e aproveitou o momento para relembrar os feitos na administração municipal no primeiro e no segundo mandato do prefeito ACM Neto.

Antes, Bellintani destacou a importância do sexto eixo do Programa Salvador 360 Cidade Sustentável pelo simbolismo e pelo pioneirismo das ações, estratégias, iniciativas e soluções voltadas ao meio ambiente ligadas à sustentabilidade na cidade.

“Este eixo tem uma importância muito grande pelo seu simbolismo. Dos oito eixos do programa Salvador 360, esse é o único que consegue um espaço muito próprio sem, necessariamente, ter o impacto do desenvolvimento econômico em nossa cidade no sentido direto. Quando a gente elaborou o programa Salvador 360, a gente previa que as ações do programa, necessariamente, gerassem impacto econômico, mas depois que elaboramos todo o programa pensamos: será que o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda de forma direta e objetiva como prevêem os sete outros eixos do Programa Salvador tornavam o programa completo? Daí, a gente percebeu que estava faltando alguma coisa. O pioneirismo que Salvador já vinha tendo nos últimos quatro anos com a política da sustentabilidade como destaque que Salvador ganhou no Brasil com a política municipal de sustentabilidade com uma premissa muito óbvia: que não existiria jamais desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda que se tornassem completo e equilibrado, se isso não fosse acompanhado de uma política de sustentabilidade”, ressalta.

Durante a apresentação de Bellintani sobre o Programa, o clima foi de de despedida. “É uma escolha muito difícil.  São cinco anos, a partir do dia 15 de dezembro quando a gente fez a primeira reunião e, naquele dia, nós fizemos a primeira reunião de secretários. Desde aquele momento, eu vi a questão do propósito e isso é mais forte do que falar de pessoas e de projetos. Os projetos foram muitos e cada uma das pessoas ajudou a construir os projetos até aqui, mas há um propósito nisso tudo e, desde o primeiro momento da primeira conversa que a gente teve, eu senti que o meu propósito ia seguir e eu ia ser respeitado pelo meu propósito. Será que eu vou ter o meu propósito respeitado quando tiver na prefeitura?  E aí, eu vi que foi mais do que isso, não só o propósito respeitado, mas havia uma identificação de propósito, e isso é muito importante”, destaca.

Em clima de despedida, o secretário aproveitou o momento para lembrar o que realizou nos quase cinco anos na administração municipal, antes de deixar a pasta para disputar a presidência do Esporte Clube Bahia.

“Ao longo dessa jornada na secretaria de Cultura e Turismo, secretaria que nem existia e que a gente precisou ser audacioso e teimoso e que, no final, a teimosia virou ousadia quando a gente apostou na elevação da arrecadação do Carnaval e de fazer justiça em uma cidade pobre, em que se gastava muito com o Carnaval, e o Carnaval merece um investimento sim, mas seria muito melhor se o investimento viesse do próprio Carnaval, e aí, a ousadia foi instituída e colocada com coragem pelo prefeito. Depois, na secretaria de Educação quando as pessoas afirmavam que os resultados na Educação só vinham no médio e longo prazo. E eu perguntava: para as crianças de hoje, como é que a gente explica isso pra eles? E, mais uma vez, o propósito, a ousadia e a audácia daquela equipe fenomenal que eu tive na Smed de dizer que nós podemos isso, podemos ir por aqui e, mais uma vez, não era apenas o respeito ao nosso propósito, mas a identificação de propósito que o prefeito teve com aquele projeto que resultou em 11 meses em uma elevação significativa do Ideb em que a cidade ganhou muito com isso. E depois, com a ousadia de fazer o início desse segundo mandato com uma marca nova do Programa Salvador 360. A prefeitura não precisa mais ficar dependendo de outros para que comande a sua história, a sua autonomia. A prefeitura já tem capacidade de gerar o seu futuro e o Salvador 360 é prova disso”, acredita.

“Eu encerro esses meus quase cinco anos. Falta um mês e alguns dias para que o aniversário daquela reunião chegue. Eu encerro muito mais otimista do que quando eu cheguei. É importante perceber que diante de todas as dificuldades em um projeto dessa dimensão, a gente sai mais otimista do que quando a gente chega. Isso é sinal de que estamos no caminho certo e esse otimismo é fruto de uma absoluta parceria que eu tive com o prefeito ACM Neto e sua equipe”, finaliza Bellintani.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …