Iniciativa do vereador bolsonarista Alexandre Aleluia, o Habeas Corpus colitivo, vem surtindo efeito. No interior da Bahia, no município de Itabuna, uma das cidades onde o prefeito Fernando Gomes Oliveira decretou lockdown, um Habeas Corpus coletivo gerou uma liminar de salvo-conduto.
Na decisão, o juíz alertou sobre a ilegalidade e violações de direitos e garantias constitucionais dos cidadãos no “iminente risco ao direito de ir e vi, bem como prisão ilegal e de demais violações”.
Oartigo V, inciso II, da Constituição Federal desobriga o cidadão de prestar maiores explicações acerca das motivaçõesde seus deslocamentos, sendo vedada sua proibição.
Em redes sociais, o Aleluia arengou seguidores em todo o país a inverter o sistema e impetrar um Habeas Corpus em todo o país.
O modelo de Habeas Corpus Coletivo está disponível para download. “Cada baiano deve carregar a decisão no bolso”, recomenda Aleluia. “Sugiro que aqueles que se preocupam com a liberdade façam o mesmo. Ajuízem Habeas Corpus em todo o Brasil”, enalteceu.
BAIXE O MODELO DE HABEAS CORPUS AQUI