Haddad: “juro precisa ser menor que os lucros”

Foto: Agência Brasil

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que o Banco Central em seu governo terá como tarefa, além de controlar a inflação, realizar uma reforma bancária que terá que garantir que os juros sejam menores que os lucros dos empresários. O programa do PT propõe uma reforma bancária em que haverá uma taxação sobre os bancos para estimular a redução do chamado spread bancário —diferença entre o juro pago quando os bancos captam os recursos e o juro cobrado dos clientes nos empréstimos. “Não vai dar para só trabalhar a questão de redução da inflação com juros ao consumidor e ao empresário nesse nível”, disse Haddad em entrevista à TV Band. “Temos que fazer no Brasil o que fez o mundo inteiro: o juro tem que ser menor que o lucro.”

Questionado sobre quem seria o presidente do Banco Central, Haddad admitiu que poderia ser alguém do setor bancário ou alguém do mercado financeiro, mas que aceite fazer a reforma que está nos planos do PT. “Alguém que entende de banco, pode (ser alguém do mercado), para controlar a inflação e reduzir os juros para o tomador. Não basta reduzir os juros para quem empresta, para quem toma nós temos que reduzir os juros”, disse. O petista ressaltou, no entanto, que esse não seria o perfil do seu ministro da Fazenda. Repetiu, mais uma vez, que não quer um banqueiro no cargo, mas alguém ligado à produção. (Reuters)

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Débora Regis participa da entrega do novo Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim

Lauro de Freitas marca presença no evento de inauguração do Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita …