Hemoba e UNIFACS se unem por doação de sangue em Salvador

Carol Garcia / GovBahia

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Ciente disso, a Universidade Salvador (UNIFACS), em parceria com a Fundação Hemoba, vai realizar uma ação de doação de sangue, nos dias 17 e 18 de junho, das 8h às 17h, no estacionamento do Assaí Atacadista, ao lado do campus Paralela. Todos os cidadãos interessados e aptos a doar podem comparecer.

De acordo com Camile Oliveira, professora dos cursos de Enfermagem e Medicina da UNIFACS, uma única bolsa de sangue é capaz de ajudar a salvar até quatro vidas. “Não existe um substituto para o sangue e nós necessitamos dele em várias ocasiões, uma delas é a transfusão sanguínea para pacientes com anemia grave, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações de dengue, tratamento de câncer e muitas outras situações”, explica a professora. Segundo a Hemoba, os tipos sanguíneos que se encontram em estado crítico são O+, O-, B+ e B-.

Quem pode doar? Para ser doador de sangue, é preciso preencher alguns critérios básicos, conforme orientação do Ministério da Saúde. São eles:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar se já o tiverem feito antes de completar os 60 anos;
  • É necessário apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Documentos digitais com foto também são aceitos;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Não fumar por pelo menos duas horas antes ou ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Pessoas que tomaram vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar ao menos 48 horas para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19 (Astrazeneca, Pfizer e Jassen) impedem a doação de sangue por 7 dias.







Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …