Henrique Carballal rebate críticas de Aladilce Souza sobre situação dos concursados da saúde e as UPA’s em Salvador: ‘O discurso falacioso e demagógico da oposição não resolve o problema de ninguém’

O líder do governo na Câmara, vereador Henrique Carballal (PV), rebateu críticas da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) sobre a situação dos concursados da saúde que ainda não foram convocados pela Prefeitura e o investimento na implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) para o atendimento à saúde nos casos de urgência e emergência em Salvador, mas não deixou de contra-atacar a oposicionista. Durante o discurso na tribuna em sessão ordinária na tarde de terça feira (17), no plenário da Câmara, Carballal classificou a fala da comunista com um “discurso demagógico” e declarou que o governador Rui Costa “nunca respeitou” os profissionais de saúde e nem a própria saúde no Estado.

“Gostaria que a vereadora Aladilce pedisse ao governo do Estado que faça concurso na área de saúde, porque esse governador nunca respeitou a classe dos profissionais de saúde, nunca fez concurso, nunca fez orçamento participativo, nunca respeitou a saúde efetivamente”, disse Carballal.

Em relação as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) no município, o vereador ficou assustado com o tom do discurso e criticou o ataque de Aladilce. A vereadora havia declarado em seu discurso que o “o prefeito ACM Neto enriquece grupos com as UPA’ s”.

Carballal, de pronto, criticou e rebateu a fala da vereadora. “É um discurso demagógico que visa exatamente pegar pessoas que estão fragilizadas que vêm até a Câmara. Todos nós compreendemos os graves problemas que existem na saúde, mas fazer esse discurso demagógico que, nitidamente, tenta ganhar a facilidade daqueles que anseiam por uma solução imediata os seus problemas pessoais, necessariamente, leva a uma confusão que não constroem do ponto de vista concreto as relações necessárias para a solução dos graves problemas que a saúde pública passa no nosso estado”, dispara o governista ao lembrar que a pasta da Saúde no município conta com um administrador competente, o prefeito ACM Neto e o secretário José Antônio Rodrigues Alves.

De acordo com o vereador, é preciso ter responsabilidade política e cobrou coerência por parte da oposição. “Nós temos que fazer política, buscando exatamente agregar e construir. O discurso falacioso é o discurso que é bonito para quem quer ouvir, mas do ponto de vista concreto e prático não resolve o problema de ninguém”, acrescenta Carballal.

Ainda sobre o tema, o vereador Cezar Leite (PSDB) aparteou o líder Carballal ao defender o investimento na implantação e ampliação das das UPA’s pela prefeitura, ao contrário do descaso do governo do Estado. Conforme Cezar, a gestão da UPA foi abandonada pelo governo, prejudicando o atendimento à população.

“Em relação à UPA, que diz que é pra enriquecer, na verdade, foi abandonada pelo governo do Estado, porque era de responsabilidade do governo do Estado e, da noite para o dia, deixou a população a míngua no atendimento de emergência, que acabou empurrando para para a Prefeitura a situação de atendimento de emergência. É importante também lembrar que, em relação a hemodiálise, a Prefeitura, através da secretaria de saúde, foi a única que aumentou em relação aos ambulatórios que o Estado não fez. São 180 pacientes hoje que dependem de hemodiálise e estão em hospitais. Isso é de responsabilidade da Prefeitura? Claro que é, mas muito também do Estado e também do governo federal. É um problema crônico isso, mas dizer que a Prefeitura não auxiliou não é bem verdade. A prefeitura foi a única que colocou um valor a mais no ambulatório para compensar o valor. E o governo do Estado precisa realmente fazer concurso, porque cobra-se demais da prefeitura. Mas, a gente precisa continuar com a gestão ACM Neto para que a saúde melhore e possamos ser uma cidade exemplo em saúde no país”, reforça Cezar.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …