
Em ato realizado na tarde de quarta-feira (21), na sede da Ordem dos Advogados (OAB-BA), no Centro de Salvador, o vereador Hilton Coelho (PSOL) manifestou sua solidariedade e apoio à advogada Eduarda Mercês Gomes. Ela foi agredida na noite do dia 11 de junho, ao se posicionar diante do comportamento de alguns policiais no interior de uma loja de conveniência, na Barra.
“A violência que a advogada sofreu atinge as pessoas no dia a dia em razão do espírito autoritário e militarizado que se organiza a Polícia Militar, comportamento que precisa ser revisto de forma imediata”, afirma Hilton.
Classificada pelo vereador como covarde, a ofensiva ocorreu quando Eduarda Mercês foi chutada, imobilizada e algemada e encaminhada pelos policiais à Central de Flagrantes num camburão. “A agressão que ela sofreu atinge toda a sociedade que luta em defesa dos Direitos Humanos. Foi uma prisão arbitrária, abusiva e injustificada”, define.
Para o vereador, Eduarda Mercês não foi respeitada na condição de mulher, cidadã, advogada e foi também atacada em suas prerrogativas profissionais. “Mais uma vez nos vemos diante do despreparo de policiais militares que têm o dever de proteger a sociedade. Manifestamos nossa mais irrestrita e total solidariedade e apoio à advogada Eduarda Mercês. Estaremos ao seu lado quando e se ela precisar para que se faça justiça. Não podemos aceitar a impunidade. A violência deve ser punida de forma exemplar”, defende Hilton Coelho.
Fonte: Secom/CMS