ICMS sobre combustíveis no governo Rui Costa é um dos impostos mais caros do mundo

O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços é calculado com base em um preço médio atualizado quinzenalmente pelos governos dos estados. Isso significa que, mesmo que a Petrobras não aumente ou reduza sua parte no preço, o valor pelo qual o cidadão compra combustível pode mudar. No caso da Bahia, o governo petista retêm 30%, um dos impostos mais caros no país. No Rio de Janeiro, por exemplo, o imposto não chega a 12%.

Qualquer variação em um ou mais dos fatores citados acima vai ter efeitos na ponta da cadeia, isto é, no preço que o motorista paga quando vai ao posto encher o tanque de seu automóvel. A Petrobras é responsável apenas por uma parcela dessa equação, mas há casos em que a estatal sequer tem participação no processo, como na comercialização da gasolina importada ou produzida por outro agente.

Resumindo. Para o valor do combustível ficar mais em conta, o baiano depende da “boa vontade” do governador petista.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …