Independência da Bahia ganha exposição na Câmara

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

Está em cartaz no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador uma exposição que conta a Independência do Brasil na Bahia. A mostra “2 de Julho Contemporâneo” marca a passagem dos 194 anos da data histórica. A luta contra os portugueses em terras baianas terminou em 1823.

As obras valorizam alguns personagens do 2 de Julho, com destaque para as figuras do caboclo e da cabocla, ícones que consagram a mistura étnica brasileira, e a guerreira Maria Quitéria.

Pinturas em óleo sobre tela, estandarte com pintura sobre tecido, esculturas com plumagens e madeira e um quadro com peças metálicas que lembram os artefatos bélicos da época foram as técnicas utilizadas nas 17 obras.

As obras exploram os principais ícones imagéticos da Independência da Bahia. Traz ainda cenários da festa cívica, como o Monumento ao 2 de Julho, no Campo Grande.

A mostra “2 de Julho Contemporâneo” está aberta à visitação até o dia 14 deste mês, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Geddel Vieira Lima comanda SEAP nas sombras: Jerônimo Rodrigues troca chefia e admite medo “de perder eleição” para ACM Neto

Pressionado pelas críticas crescentes e pelos sucessivos escândalos na Seap, o governador Jerônimo Rodrigues decidiu …