
Noah Lyles é o homem mais rápido do mundo. Neste domingo (4), ele venceu os 100m rasos nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando a medalha de ouro na prova mais nobre do atletismo. O norte-americano, que já havia causado polêmica ao questionar o título de “campeões mundiais” dos jogadores da NBA, protagonizou uma das disputas mais acirradas da história olímpica. Ele e o jamaicano Kishane Thompson cruzaram a linha de chegada em 9s79, mas a vitória foi decidida nos milésimos: Lyles cravou .784 contra .789 de Thompson. O bronze ficou com Fred Kerley, também dos EUA, que fez 9s81. O nível da final foi altíssimo, com todos os oito competidores correndo abaixo dos dez segundos, algo raro na modalidade.
A polêmica com a NBA começou no ano passado, quando Lyles criticou os jogadores por se autodenominarem “campeões do mundo” após vencerem a liga dos Estados Unidos. “Aqui (no Mundial de Atletismo), sim, somos o mundo. Na NBA, não existem bandeiras. Devemos fazer mais. Devemos representar o mundo”, disse Lyles na época.
A declaração não foi bem recebida por astros como Kevin Durant e Tyler Herro, que defenderam o título da NBA.
Agora, Lyles solidifica seu status como campeão mundial, demonstrando sua incrível velocidade e capacidade de competir no mais alto nível.