
A vereadora Ireuda Silva (PRB) protocolou projeto de indicação na Câmara Municipal de Salvador, que sugere ao prefeito ACM Neto que realize um estudo de viabilidade técnica para a execução da construção do Memorial Maria Felipa – Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O equipamento deverá ser administrado conjuntamente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude e pela Secretaria de Reparação.
De acordo com Ireuda Silva, o intuito do projeto é resguardar e valorizar de maneira minimamente justa o papel importante que muitas mulheres negras tiveram na nossa história, atuando com destaque em eventos marcantes na formação de nossa sociedade.
“A documentação e conservação do patrimônio sociocultural das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas é de suma importância para a construção de um pensamento crítico e, consequentemente, para a transformação da realidade social ainda marcada pelo racismo e pelo machismo”, afirma Ireuda Silva.
No último dia 25, Ireuda Silva realizou sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Latina e Caribenha, quando também concedeu o Prêmio Maria Felipa a 14 mulheres negras que ocupam lugar de destaque na luta contra o preconceito. A cantora Margareth Menezes, a estilista Najara Black e a quituteira Iracema (Neinha) foram algumas das laureadas.
Fonte: Secom/CMS