
A participação de pessoas, ONGS e instituições, dentre outros segmentos do trabalho voluntário foi o ponto de partida para a vereadora Ireuda Silva (PRB) apresentar, ao prefeito ACM Neto, o projeto de indicação que versa sobre o serviço de voluntariado em Salvador.
Conforme a legisladora, um dos principais objetivos da indicação é incentivar a prestação do serviço, bem como obter o reconhecimento deste trabalho.
O projeto de Ireuda é inspirado no sistema que foi instalado há dois anos em Recife-PE, onde o controle do serviço denominado “voluntariômetro” (Transforma Recife) serve de estímulo para outros municípios desenvolverem esta prática. Caso seja implantado em Salvador, a cidade será a segunda capital a ter o serviço de voluntariado reconhecido e ampliado no âmbito de atividades sociais.
O equipamento pernambucano contabiliza, em tempo real, através de um painel em via pública, o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário na cidade.
Ainda conforme ressalta Ireuda Silva, o projeto de indicação tem também o objetivo de atingir toda a camada social que necessita do trabalho voluntário, deixando instituições filantrópicas e o Poder Público conectados, facilitando o acesso ao serviço.
Fonte: Secom/CMS