Ireuda Silva destaca promoção da estética negra no Prêmio Maria Felipa  

De acordo com a vereadora Ireuda Silva (PRB), o responsável pela confecção do troféu do Prêmio Maria Felipa, o artista plástico Felipe Salutari, é destaque na cena cultural soteropolitana pelo seu esforço de enaltecer a estética e a história de matriz africana em seus trabalhos. O prêmio será entregue pela legisladora a 19 mulheres negras na noite desta quarta-feira (25), na Câmara.

Entre as premiadas estão a promotora do Ministério Público, Lívia Vaz; a jornalista Rita Batista; a vereadora Marta Rodrigues (PT); D. Ana, uma das primeiras obreiras da Igreja Universal; Carol Machado, coordenadora do movimento Novas Felipas; e Silvana Saraiva, produtora da Feafro.

“Ser mulher não é fácil. Mulher e negra, menos ainda. Temos visto um aumento espantoso de notícias sobre casos de racismo, desrespeito e todos os tipos de agressões contra a mulher, incluindo femincídios. Isso é um sintoma de como a sociedade trata tais minorias”, avalia Ireuda. “Homenagear essas mulheres é o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, lembrar que somos peças fundamentais da história e que não desistiremos de buscar melhorar nossas vidas”, acrescenta a republicana.

Estética negra

Nascido em 26 de junho de 1995, Felipe afirma que começou sua caminhada nas artes influenciado por seu pai, que é artesão e desenhista, e por sua mãe, que escreve poesias. “Minhas vivências ao lado das mulheres da minha família no tabuleiro de acarajé, a magnitude de cultura e a beleza de meu povo são um conteúdo riquíssimo para minha pesquisa sobre afroncentralidade e afrodisporiedade”, diz o artista, que é estudante de Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia.

Fonte: Secom/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em lançamento, Débora Régis apresenta ações alusivas ao Maio Amarelo

Com o tema, “Desacelere – Seu bem maior é a vida! ”, a Prefeitura de …